Duvida sobre JSF+Richfaces

Salve galera…
Este é o meu primeiro post, então, desculpem qualquer erro 8)

Bom galera, sou iniciante em desenvolvimento de aplicações web utilizando a tecnologia Java.

Seguindo recomendações, estou utilizando JSF para desenvolver uma aplicação em meu TCC.

Porém estou encontrando algumas dificuldades na configuração do richfaces no netbeans 6.8.

Fiz uma pesquisa rapida na net, e encontrei recomendações sobre a utilização dos seguintes plugins richfaces para netbeans: org-netbeans-modules-richfaceslibrary.nbm, org-netbeans-modules-richfacespalette.nbm e org-netbeans-modules-richfacessupport.nbm.

A utilização desta, ja configura o arquivo web.xml automaticamente, porém, está causando um erro de referencia, acusando a ausencia de um pacote da lib richfaces que não estou conseguindo encontrar.

As libs são: richfaces-api-3.3.0.SR1.jar, richfaces-impl-3.3.0.SR1.jar e richfaces-ui-3.3.0.SR1.jar.

Alguem aew utiliza richfaces? Ja tiveram esses problemas? se sim, como resolveram?

Gostaria de compartilhar a experiencia de alguem… :smiley:

Muito obrigado a todos…

Até breve :slight_smile:

Olá.
Está gerando algum stacktrace?

Estou trabalhando em um projeto assim, mas passa todos os seus jars para eu conferir se nao ta faltando nenhum.

http://jboss.org/richfaces/download/stable

Baixa o último, mesmo que o nome dos jar’s não sejam o mesmo (um tem GA e o outro tem Final), ambos funcionam.

Olá a todos…
Obrigado por todas as respostas… :slight_smile:

Então raf4ever, num gera stacktrace, porém, naum consigo colocar skin algum, e meu projeto fica sempre em vermelho, com o aviso de problemas de referencias…

Flávio, num cheguei a add nenhum outro jar alem dos q eu mecionei, q sao responsavei pelo plugin.

Porém, ja tenho baixado aki os jars finais do link q o amigo evefuji mencionou.

ja vi opinioes em outros foruns sobre o assunto, dizendo pra substituir os jars q estao faltando, pelos jars atuais, constantes no site acima mencionado, soh q, isso causaria a inutilização da barra de componentes GUI do richfaces, q eh criada com a instalação do plugin no netbeans.

Aew entra minha inexperiencia, ainda estou um pokinho dependente das barras de componentes…heheh…

Entao galera, qualquer opinião será bem vinda… :slight_smile:

Conto com a experiencia de todos…:slight_smile:

Obrigado.

colocou também as libs do jsf e a do facelets? Além das commons da apache?

Coloquei sim evefuji, as libs do JSF e facelets, alem do apache, são adicionadas automaticamente pelo netbeans, e tbem ja conferi isto…hehe…

creio q o problema esteja no plugin mesmo, ele deve utilizar libs antigas do richfaces…

Neste link está o tutorial q segui para encontrar essa pallet do richfaces…

Caso alguem se interesse em testar, me avisa se rolar o mesmo problema OK? 8)

E me avise tbem se conseguirem corrigir… :smiley:

Um detalhe q esqueci, neste link, encontrei um cara dizendo q está com os mesmo problemas q eu…

Ele fez exatamente o q eu fiz…e encontrou as mesmas dificuldades…

É isso galera…obrigado a todos… :smiley:

Ressuscitando este tópico, tive este problema, para mim a solução foi add as bibliotecas do RichFaces e reiniciar o Netbeans.