Dúvida sobre JSF

5 respostas
ricardo13

olá,

Bom, estou com uma dúvida.

Imaginem a seguinte situação.
Eu tenho uma página para editar dados de um cliente. Quando eu clico no botão “Editar Cliente” é carregada uma página com os campos textos preenchidos com os dados parciais do Cliente.

Até onde eu entendo de JSF, as tags <h:inputText> e <h:outputText> servem, somente, para mostrar e “capturar” informação respectivamente.

Eu queria que o campo texto primeiramente carregasse a informação e posteriormente fosse capaz de submeter essas informações para o Managed-Bean.

Ricardo

5 Respostas

benignoms

Olá,

Os campos <h:inputText> podem ser facilmente ser manipulados no managed bena(controller). Par isso basta que tenha um atributo no controller com seus getters e setter e coloque uma “referência” deste atributo no campo. Veja o exemplo:

IndexController.java

@ManagedBean
@RequestScoped
public class IndexController {
  private String nome;

public String getNome() {
          return nome;
  }

public void setNome(String nome) {
          this.nome = nome;
  }
}

Na view(página)

Index.xhtml

<h:inputText id="nome" value="#{indexController.nome}"/>

Os valores digitados no campo de id nome serão automaticamente enviados para o managedbean, podendo assim, ser manipulados por qualquer método através do atributo nome, declarado no managed bean.

Obs.: Para o outputText é da mesma forma, tendo em mente que ele é somente leitura.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Visitem: http://benignosales.wordpress.com/

K

Usa inputText.
Ele irá trazer o value do banco referente ao registro que foi clicado em Editar e, também, terá o valor no bean assim que o usuário submeter a página novamente.

ricardo13

Acho que entendi.

Vai depender do MB. Se tiver valores nos atributos (por exemplo, nome no IndexController) o campo <h:inputText> será preenchido com o valor do objeto.
Caso contrário estará vazio.

ta certo ???

Ricardo

K

Exato.
Assim como o atributo terá o valor novo se o usuário muda-lo.

:lol:

ricardo13

Perfeito !!!
Valeu pela ajuda pessoal. Com certeza foi de extrema valia.

Ricardo

Criado 4 de novembro de 2010
Ultima resposta 4 de nov. de 2010
Respostas 5
Participantes 3