Pessoal estou com uma duvida.
Eu posso pegar um programa com licença GPL e mudar o nome dele antes de re-distribuir?
Vou seguir as premissas da GPL, mas fiquei na duvida sobre o nome.
Pessoal estou com uma duvida.
Eu posso pegar um programa com licença GPL e mudar o nome dele antes de re-distribuir?
Vou seguir as premissas da GPL, mas fiquei na duvida sobre o nome.
pode, o que você não pode é aferir o conceito do copyleft, ou seja, buscando lucratividade com algo que já é de graça, por exemplo na venda com nome modificado.
Pode sim, enquanto o resultado final for GPL e você redistribuir o código fonte, pode trocar nome dele, do código fonte, enfim, de tudo.
Você pode alterar não somente o nome, mas o código devendo dar crédito ao autor (Criador do código original do programa).
Pode sim. Forks de projetos funcionam dessa maneira.
Na GPL você não precisa dar crédito ao autor. Isso é coisa de licenças BSD.
Pode não vir explicitado, mas como toda licença copyleft, elas funcionam por serem baseadas nas leis de direito de cópia de cada país.
Eu diria que é obrigatório sempre saber quem é a pessoa que está licenciando o software, ou o autor, para efeitos legais.
[quote=Bruno Laturner]Pode não vir explicitado, mas como toda licença copyleft, elas funcionam por serem baseadas nas leis de direito de cópia de cada país.
Eu diria que é obrigatório sempre saber quem é a pessoa que está licenciando o software, ou o autor, para efeitos legais.[/quote]
Rapaz, na licença não tem isso. Na verdade, essa sempre foi uma das grandes reclamações da galera do GNU contra o pessoal do BSD, que exigia uma lista com TODOS os possíveis contribuintes de um produto atrelados a licença, coisa que realmente era meio absurda, já que MUITAS pessoas poderiam contribuir.
E as licenças de software não dependem em nada nas leis de direito de cópia de cada país, elas são completas por si só, são um contrato, se no contrato não tem dizendo que você tem que dar crédito ao autor, você não precisa fazer isso.
Muita gente inclusive proíbe que você use o nome delas ou de suas marcas registradas quando faz um fork do projeto.
Blz, era isso que queria saber.
E vou obter lucro sim, mas pelo “serviço de implantação” do mesmo, e serviço de manutencao mensal.