Dúvida sobre Licença

Olá pessoal.

Estou começando a estudar soluções que utilizam mapas na web e ao tentar fechar uma arquitetura para começar me deparei com a questão das Licenças.
A solução que desejo montar não pode envolver nada que seja pago, por mais barato que seja.

O conjunto de soluções que compõem a arquitetura são:
GeoServer = GPL (Preocupante)
OpenLayers = BSD-style License
GeoExt = BSD license **(mesmo assim, preocupante)

**GeoExt é baseado em ExtJs que também é GPL.

A questão é a seguinte (li vários posts mas não consegui chegar a algo concreto); a solução GeoServer consiste em um sistema (.war), cujo código não tenho intenção alguma de alterar, mesmo assim, minha solução obrigatóriamente terá que ser disponibilizada para a comunidade?

E se um cliente pagar por essa solução (com código fonte e tudo), não poderei vender por que é GPL?

E quanto a parte que utiliza o ExtJs…até onde a mudança da licença de LGPL para GPL afeta os direitos (e deveres) do desenvolvedor em relação ao código fonte?

Se alguem tiver clareza sobre esse assunto ( a maioria fica chutando e eu fico “perdidim” )…por favor. :smiley:

[]'s

Você pode distribuir programas GPL junto com programas proprietários no mesmo pacote.

Você pode comercializar e cobrar qualquer valor sobre um programa GPL (até mesmo se não for seu), ou no pacote onde ele for distribuído.

Você não pode impor restrições comerciais, ou realizar acordos que proíbem a redistribuição de um programa GPL.

Você deve distribuir o binário dos programas GPL junto com o código-fonte, ou prover/indicar uma maneira transparente para conseguir baixar ele.

Programas derivativos de um programa GPL também devem ser GPL se você for distribuir para outros. A viralidade da licença não se aplica se você não for distribuir o teu programa.

Resta saber se o teu programa é derivado desse GeoServer.

Obrigado pelo contato Bruno.