Dúvida sobre Licença

Olá pessoal.

Estou começando a estudar soluções que utilizam mapas na web e ao tentar fechar uma arquitetura para começar me deparei com a questão das Licenças.
A solução que desejo montar não pode envolver nada que seja pago, por mais barato que seja.

O conjunto de soluções que compõem a arquitetura são:
GeoServer = GPL (Preocupante)
OpenLayers = BSD-style License
GeoExt = BSD license **(mesmo assim, preocupante)

**GeoExt é baseado em ExtJs que também é GPL.

A questão é a seguinte (li vários posts mas não consegui chegar a algo concreto); a solução GeoServer consiste em um sistema (.war), cujo código não tenho intenção alguma de alterar, mesmo assim, minha solução obrigatóriamente terá que ser disponibilizada para a comunidade?

E se um cliente pagar por essa solução (com código fonte e tudo), não poderei vender por que é GPL?

E quanto a parte que utiliza o ExtJs…até onde a mudança da licença de LGPL para GPL afeta os direitos (e deveres) do desenvolvedor em relação ao código fonte?

Se alguem tiver clareza sobre esse assunto ( a maioria fica chutando e eu fico “perdidim” )…por favor. :smiley:

[]'s

Você pode distribuir programas GPL junto com programas proprietários no mesmo pacote.

Você pode comercializar e cobrar qualquer valor sobre um programa GPL (até mesmo se não for seu), ou no pacote onde ele for distribuído.

Você não pode impor restrições comerciais, ou realizar acordos que proíbem a redistribuição de um programa GPL.

Você deve distribuir o binário dos programas GPL junto com o código-fonte, ou prover/indicar uma maneira transparente para conseguir baixar ele.

Programas derivativos de um programa GPL também devem ser GPL se você for distribuir para outros. A viralidade da licença não se aplica se você não for distribuir o teu programa.

Resta saber se o teu programa é derivado desse GeoServer.

Obrigado pelo contato Bruno.

A respeito do GeoServer, esse cara aí é simplesmente uma aplicação (um .war) e o código fonte está disponível para download.
Não tenho a intenção de altera-lo/extende-lo. Sendo assim pela informação que vc passou, posso utiliza-lo na minha solução desde que entregue o código fonte dele junto (GeoServer).

O mesmo ocorre com a lib GeoExt que utiliza a ExtJs. Não tenho interesse em alterar/extender, somente usar.

Minha desconfiança a respeito das licenças começou com a ExtJs.

Dissera-me que se eu a utilizar em uma solução e futuramente vende-la juntamente com o código fonte, terei que pagar uma licença comercial.
Bem, se existe uma licença comercial para o ExtJs então deve existir também uma para o GeoServer já que ambos trabalham com a mesma licença…GPL.

Entende a minha preocupação? :slight_smile:

Imagina se aos 45 do segundo tempo meu cliente é notificado por utilizar algo ao qual deveria ter cido paga uma licença???..afff

[quote=hudson.paula]
Bem, se existe uma licença comercial para o ExtJs então deve existir também uma para o GeoServer já que ambos trabalham com a mesma licença…GPL.[/quote]

Um não tem nada a ver com outro. GeoServer não tem licença comercial, o ganha-pão deles é vender suporte.

Agora, ExtJS ser GPL é um caso bem complicado. Essa licença não foi feita para ser utilizada em bibliotecas, mas o estrago já está feito…

Eu diria que o caso de usar uma biblioteca JavaScript é parecido com linking dinâmico em programas compilados, então para uma biblioteca GPL, você deverá lançar o teu programa numa licença compatível. A razão desse pensamento é que o teu programa não funcionaria sem essas bibliotecas, então é tudo considerado um programa só.

O GeoExt por sua vez é um projeto em BSD que usa o ExtJS. Isso é permitido por que o ExtJS tem uma exceção para seu uso em outras bibliotecas open-source dentre uma lista.

A GNU tem um FAQ bem longo sobre as suas licenças:

http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html

E uma observação importante:

Procure um advogado :slight_smile: