Dúvida sobre ligação entre memória e hardware

Olá pessoal, eu preciso fazer um trabalho em que mostre um conceito de memória com hardware, mas estou perdido em como posso mostrar tal conceito. Poderia a MMU (Memory Management Unit) ser um conceito deste tipo ? Ou até mesmo a memória RAM ? Preciso mostrar também o esquema da ligação entre memória e hardware.

Não está muito claro o que você precisa. Está falando de memória virtual, que é como os sistemas operacionais gerenciam a memória real (física) para os programas?

Se tiver acesso, recomendo dar uma olhada no livro de Sistemas Operacionais do Tanembaum, que explica bem esses conceitos.

Abraço.

Eu preciso mostrar um hardware que usa memória e trabalha com ela, guardando e usando ela. Eu estava pensando no conceito de Memory Management Unit (MMU), ele poderia ser considerado como uma ligação entre a memória e hardware, certo ? Pois ele transforma endereços virtuais em endereços físicos verificando os bits, e é até mesmo citado no livro do Tanenbaum sobre Virtual Memory. Estaria eu correto usar ele como conceito, não ?