Duvida sobre Listener

1 resposta
bb1

Ola pessoal,

Estou estudando para o exame de desenvolvedor de componentes e fiquei na dúvida se o recurso Listener, aquela classe

que é instanciada antes de tudo em uma aplicação web, é muito usado entre os programadores.
Eu vi que é útil realmente ter esse tipo de classe, porém não consegui imaginar mais utilidades para ele quanto ao exemplo de abertura de conexao com o banco como mostra o livro.
Para o pessoal que meche com Listener, quais utilidades voces usam ele???Vale realmente a pena colocar um listener na aplicação??

Desde já agradeço.
Valeu

1 Resposta

cristianomariano

Eu acho que existem sim aplicações úteis para os Listeners. Um amigo meu, por exemplo, precisava que o administrador do sistema tivesse acesso aos nomes de todos usuários que tivessem logados. Quando o usuário se logava, o nome dele era colocado no contexto da aplicação, mas o que fazer quando ele se deslogasse? Fechasse o browser e ocorresse o timeout da sessão? Fizemos um listener para que quando a sessão encerrasse, o nome do usuário fosse removido do contexto da aplicação. E por aí vai…

Criado 26 de dezembro de 2006
Ultima resposta 26 de dez. de 2006
Respostas 1
Participantes 2