Duvida sobre literais

5 respostas
A

olá pessoal, bom dia…
Andei meio sumido, e agora estou retornando com duvidas…
Pessoal, tõ fazendo pós- graduação em java… O problemas é que venho de programação estruturada… Tipo ASP…
E estou apanhando muito para entender alguns conceitos, isto sem contar que não estou trabalhando na area correlata… JAVA
Bom pessoal, só pra constar… fiz uma prova na quinta passada e o mais fd. é que eu estudei 2 dias inteiros para a mesma, a prova valia 50 pontos e eu só tirei 29 sendo que a média é 7 imaginem o que aconteceu!!!
Bom chegar de chorar. “O gerreiro está ferido mas não derrotado…”

Seguinte : minhas duvidas são quanto a Literais, Valores Primitivos(tipos: int char…) eu tenho uns exemplos aqui mas sempre me confundo quando que um tipo primitivo pode ser convertido sem perda de precisao e quando ´da erro na compilação ou perde precisao.

O que eu gostaria é se alguem tem uma formula mais concreta de memorizar isso…
Ok valeu…

5 Respostas

S

a idéia é basicamente a seguinte, vc tem que ter em mente qual tipo de dado é maior que o outro em termo de bytes…

byte - 8
char - 16
short - 16
int - 32
float - 32
long - 64
double - 64

dessa forma um tipo de dados que tem um tamanho menor (em bytes) pode ser representado por outro que ocupa um tamanho maior, para isso basta preencher os bytes adicionais com 0. Dessa forma vc pode atribuir um byte a um char, short, etc.

ex:

byte b = 10;
char c = b;      // funciona
short s = b      // funciona
int i = b;         // funciona, tb funciona i = s; i = c;
long l = b;      // funciona, tb funciona l = i; l = s;, l = c;

entre double e float tb funciona da mesma forma, mas apenas entre eles.

quando sua operação leva à perda de precisao dos dados a linguagem java toma isso como erro. se vc realmente precisar realizar essa operação vc deve fazer um cast entre os tipos.

ex:

char c = 10;
byte b = c;      // não funciona, mas byte b = (byte) c; funciona

Espero ter ajudado…

A

Ajudou e muito… agora sim eu tõ compreendendo…

Você sabe me dizer também sobre Literais ?

Ex: “\ufr4f” essas coisas tão me tirando o sono…

Amigão valeu mesmo pela resposta … Vou anota-la aqui no meu caderno.

pô : achei um site chamado www.guj.com.br e tem umas coisas legais lá … tambem

C

Tá querendo dizer sobre caracteres? Qdo alguem inicia um caracter do jeito:
char c = ‘\uabcd’; ???
Se for, é o unicode do caracter, tem tabelas aí na internet. Por exemplo, se vc digitar:
‘\u0061’ é o unicode do ‘a’, e por aí vai.
Ah, esse número tá em hexa.

A

Valeu mais uma vez… só lembrando já consegui decorar os tipos primitivos e o que eles retornam…

Dá pra acreditar que por causa deles deixei de ganhar 3 pontos !!!

Mas agora refiz os exercicios e me dei bem, a semana que vem deixa eles comigo… hehehehe :lol:

M

…um livro ó t i m o sobre isto é o da certificação SCJP/SCJD da Kathy Sierra… ele tem em pdf de graça na net… :smiley:

Criado 28 de abril de 2004
Ultima resposta 29 de abr. de 2004
Respostas 5
Participantes 4