Dúvida sobre livro JSF

12 respostas
R

Pessoal, quero me aprofundar no JSF. Entretanto, lendo o Core JSF percebi que ele sempre ensina uns picados e fica só nisso. Mas, pra mim que vim de outra linguagem/ambiente (delphi) e estou acostumado a desenvolver, achei ele muito chato.
Vi este livro do autor Edson Gonçalves:
Dominando JavaServer Faces e Facelets Utilizando Spring 2.5, Hibernate e JPA

Percebi que ele vai em um exemplo prático. Não sou nenhuma criança em Java e já conheço o Hibernate. Agora, a pergunta para mim comprar é:
O livro ensina uma aplicação completa bacana, que dá pra ter uma visão global dessas tecnologias na prática integradas em relacionamentos de verdade ou fica no brinca de mostrar componentes como no Core JSF e depois sobre como usar com as demais integradas?
Quem comprou o livro, poderia dar uma opinião?
Valeu gente!

12 Respostas

yorgan

Olha tenho esse livro e também o Core Java Server Faces - Fundamentos 2. ed..
Não tenho como dizer para você qual você deve comprar ou se algum deles vai suprir toda a sua necessidade, mas a minha recomendação é o Core Java Server Faces.
Como você já conhece Java e também Hibernate, acredito que essa seja a melhor opção.

Segue um link do livro: http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4814

[]´s

Daniel

R

Não, eu tenho esse core jsf. Mas eu não me conformo com a simplicidade do livro. Eu vejo ele mostrando exemplos básicos que tem na documentação, só que o trecho dele é maior.
Ele nem se dá ao trabalho (talvez luxo) de criar um exemplo completo, nem que fosse com JDBC pra mostrar até onde o JSF tem limitações. Fala pouquissimo do Facelets, mas o código gerado pelo JSF é impróprio pra sites (só se for pra sistemas), semântica atual passou longe.
Não reclamo da didática, que é ótima, mas estou querendo algo mais prático, importantissimo para quem está querendo migrar muita coisa.
Sei Hibernate, mas uma coisa é saber, outra é por em prática. Comecei a estudar o Spring também, mas sem algo “palpável” fica difícil de saber onde enfio todo aquele conhecimento, entendeu? Por isso to aqui perguntado sobre este outro livro, já que por ai a fora não vi nada similar.
Valeu de qualquer forma por pelo menos tentar me ajudar. :smiley:

LPJava

eu tenho esse livro do edson e to gostando da leitura, bem explicativo com um exemplo eh algo real que podemos usar no dia-dia.

R

É exatamente isso que eu estava imaginando, se era algo palpável. Tem tantos livros de pequeninos exemplos e nada realmente preto-no-branco, com um aplicativo mais complexo. Acho até fácil para um autor, como o do Core JSF, fazer uns exemplos bestas baseado na documentação. Na metade do livro comecei a pular de partes e tentar criar algo meu. Não estou dizendo que é descartavel, pelo contrário, é como ter a documentação na frente para tirar dúvidas em detalhes, porém, acho que o autor do Core JavaServer Faces esqueceu de criar um estudo de caso bacana, como faziam alguns livros antigamente.
Enfim, valeu, vou adquirir, preciso de algo assim.

LPJava

bem rafael, a diferenca é com o foco dos livros sao diferentes nao dar para comparar o livro do edson, por exemplo ele nao tem como objetivo de ensinar e re-ensinar se eh assim que posso dizer jsf, ele tem como base que o leitor ja tem uma base nem que seja menina no frameworks e na arquitetura jee, um leigo pegar o livro desse vai achar uma merda e que nao explicou nada, eh tanto que no livro do edson ele ja comeca fazendo um review de mvc, explicando aplicacao etc. vai logo direto a pratica.

Agora para quem nunca viu nada de jsf na vida, o core seria a melhor opcao.

flw abraco.

R

Não, entendo o que quer dizer, mas é o seguinte, qdo é coisa besta demais, que nem o Core, logo vc pega a manha e fica chato. Pode perceber, se vc pega a manha, antes da metade do livro ele fica massante, porque ai já era, vc ja consegue destrinchar outras coisas sem ficar olhando exemplo bobo.
Talvez nisso o Edson acertou, porque você vai querer colocar logo a prática em uma coisa melhor elaborada e o livro com pequenos exemplos simples não atende. Também acho que ele não iria escrever mais do mesmo, já que existe o Core JavaServer Faces, escrever sobre JSF somente seria recompilar os exemplos bestas e outras coisas tambem de mesmo nível.
Enfim, se o cara puder ter os dois, melhor, pelo menos quando o Core ficar massante e chato, que é o que to achando dele, pega o outro e manda bala.

proteus_adi

O Livro de JSF só ensina JSF.
Na minha opinião ele não é superficial quanto a isso.
Eu tbm tenho esse livro… rsrs**

E, Sim…
Os exemplos são exemplos conceituais. São “bestas” mas tem o objetivo de exemplificar o JSF apenas.
Tudo no livro é direcionado pra EXIBIÇÃO, Ou a camada de visão/Interface + controle de fluxo…
A função do JSF é essa. No final, tanto faz se seus dados se originam de um DAO ou de uma classe que gera números pra loteria… rsrs**
Ele vai exibir.

:D,
Na prática, todos aqui queremos conectar com banco, conectar com componentes, etc, etc…
Isso já não é o JSF, e, os livros que exemplificam a integração raramente mostram mais de um ambiente pra essa integração.
E, pior… Muitas vezes essa integração não se encaixa no escopo dos nossos projetos… ou seja: não vale nada.

EU acho assim…

R

proteus_adi:
O Livro de JSF só ensina JSF.
Na minha opinião ele não é superficial quanto a isso.
Eu tbm tenho esse livro… rsrs**

E, Sim…
Os exemplos são exemplos conceituais. São “bestas” mas tem o objetivo de exemplificar o JSF apenas.
Tudo no livro é direcionado pra EXIBIÇÃO, Ou a camada de visão/Interface + controle de fluxo…
A função do JSF é essa. No final, tanto faz se seus dados se originam de um DAO ou de uma classe que gera números pra loteria… rsrs**
Ele vai exibir.

:D,
Na prática, todos aqui queremos conectar com banco, conectar com componentes, etc, etc…
Isso já não é o JSF, e, os livros que exemplificam a integração raramente mostram mais de um ambiente pra essa integração.
E, pior… Muitas vezes essa integração não se encaixa no escopo dos nossos projetos… ou seja: não vale nada.

EU acho assim…

Engano seu. Exemplos básicos é fácil de achar na internet. Fácil achar também integração, claro. Mas geralmente são trechos pequenos, nada de projetos completos. Até achei um projeto completo, de um pet shop, mas ele usa ainda Spring antigo. Queria algo com anotações.
Hoje, se você trabalha realmente com Java para aplicações Web, temos dois cenários comuns para lidar com banco de dados e IoC:
Spring + Hibernate (com ou sem JPA)
EJB (com ou sem Hibernate)

Então, integrar é preciso. Fora que alguns frameworks já são todos integrados (vide Rails) e o JSF não. Gostei do livro do Edson porque põe em prática o que to cansado de ver em trechos teóricos. Acredito que, se o Spring teve o trabalho de criar uma integração com JSF, pelo menos os livros devem citá-lo. Não estou dizendo que é ruim o Core, mas cá entre nós, ele cansa. É um ótimo material de referência “ponto”.
Pense assim, é como fazer um curso em uma escola, onde o professor procurar dar práticas que são usadas no mercado, só que a diferença é o custo. O livro é beeeeeeeem mais barato. Melhor ainda que, devorando o livro que comprei hoje mesmo, já entrei em contato com autor com dúvidas e espantosamente ele respondeu quase que na mesma hora :shock: .

proteus_adi

Cara…
NA MINHA OPINIÃO…
Existem mtos cenários de integração… Mtos…

O JSF tem o propósito de “ligar a camada visão ao controle…”,
Faz a função da visão…
O que está do outro lado é beeeem vasto…

Há duas semanas comprei um livro que integra um monte de soluções tbm…
MAS o livro inteiro me aprontou uma solução de integração de 50 ferramentas…
O livro integrou : Tempest, Hibernate, Spring, [Jboss services], dinaDTO…
Eu não vou usar dinaDTO nem Tempest… Boa parte doq ele falou do hibernate e do spring, consequentemente, não serviram de nada.
OU SEJA… perdi meu dinheirinho…
Devia ter comprado é o Spring in action… rsrs**

Neste ambiente q o livro passou, há várias formas de se fazer por exemplo um controle de transações…
Várias formas de se fazer, por exemplo, o transporte de dados.
Várias formas por exemplo de criar DAOs, Várias formas de usar uma parte ou outra dum framework ou do outro [que em alguns instantes fazem a mesma coisa].
MAS O LIVRO SÓ MOSTROU a sua UMA implementação… Pq ele escolheu aquela? Pq não outra?
O livro TAMBÉM constroi um sistema de congressos inteiro. Mas, e ai? Ainda não gostei.

Conceitualmente, claro, um DTO é sempre um DTO… um Dao é um dao, e por ai vai… Mas eu posso implementar dum jeito ou do outro… que pode funcionar ou não num ambiente ou outro…

Eu voto pela teoria exaustiva primeiro… rsrs**
Acho que alguem ai falou q é bom comprar os dois…
Mas, se eu fosse comprar só um compraria o Core…

Os exemplos da integração vc acha na net se tiver com paciência pra procurar… rsrs**
MAS,
Como já dizia Guimarães rosa…

Pão ou Pães é questão de Opiniães

I

Estou pensando em comprar o core JSF 2. Será que é bom?

R

Sabe o que é perder dinheiro?
Pagar um curso de 1800 pilas e aprender o que estes livros te ensinam por 70 reais. Isso sim é perder dinheiro pra caramba. Com 500 reais eu compro tudo que sair de JSF e sobre grana e viro um expert no assunto, basta me dedicar. Claro que alguns vão dizer que tem o instrutor, tem isso e aquilo mas não justifica o valor pra mim. Poderia ser antes de tantos livros no mercado, mas agora, não justifica.
Claro que vou comprar um de Spring depois, de Hibernate já tenho. Mas é assim, são muitos cenários específicos que não vou usar, o que considero como livros de referência e nem sempre preciso comprá-los na hora. Mas JSF cara, vou ser sincero, não precisa de um livro como o Core, lamento.
Tem esse daqui de JSF que falei ser melhor: JavaServer Faces: The Complete Reference
Mas eu só o conheci depois do Core. Vi um trecho dele que está no site e é bem superior ao Core, nem comparo. Mas do que preciso, ao que tenho atualmente, já é mais que o suficiente. O restante depois é só refinar.

R

O cara só vai atualizar o atual com exemplos nas mudanças. Se fosse pra esperar, aguardava o lançamento do JavaServer Faces 2.0: The Complete Reference, mesmo porque, nenhum está pronto pra já.

Criado 13 de julho de 2009
Ultima resposta 14 de jul. de 2009
Respostas 12
Participantes 5