Dúvida sobre livros

5 respostas
rlaf

Olá pessoal, eu estou interessado nesse dois livros: “Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software - Robert C. Martin” e o “Refatoração - Martim Flower”, e queria saber se vale a pena comprar os dois ou apenas um.

Segue o link deles abaixo:
http://www.submarino.com.br/produto/1/21615263/codigo+limpo:+habilidades+praticas+do+agile+software
http://www.submarino.com.br/produto/1/242126/refatoracao:+aperfeicoando+o+projeto+de+codigo+existente

5 Respostas

Andre_Brito

Vale a pena comprar os dois.

Rickgauden

Eu gostaria de saber tb…

ViniGodoy

O livro refatoração é razoável. Eu achei ele bom mais pelos dois primeiros capítulos.
Eles sim, mostram qual tipo de preocupações você deve ter ao refatorar, e até quando refatorar.

O resto, é um pouco da repetição do óbvio, e você pode achar facilmente na internet.

O outro livro eu não conheço.

LPJava

eu tenho o de refatoracao e recomendo, muito bom. So nao concordo muito com o que viny disse :). Pois, o “obvio” so existe qdo temos uma boa carga de experiencia em desenvolvimento com diferentes sistemas e passamos a ver o obvio, se o cara ainda tem pouca experiencia, pode achar que eh “obvio” pra ele, mas nao é essa ideia do livro quando ele mostra esses exemplos lá. Mas, qdo vc for ler, vai ter essa sensacao, de dizer puts isso é obvio, mas eu nao faço sempre. Um exemplo classico, é dar nomes as variveis todos fazemos isso, mas nem sempre da melhor forma possivel, ai precisou o Fowler escrever um livro e dizer, para variaveis vc deve fazer assim, e nao ficar usando x, c, y que nao diz nada. e por ai vai.

flw.

ViniGodoy

O que eu quis dizer com o obvio, é que nenhuma refatoração do catálogo te dá nenhum insight, ou dica de algo que você não pensaria, sem ler o livro. Você pode entende-las simplesmente lendo sua descrição e é perda de tempo ler um livro sobre como faze-las.

O que o fowler fez, com esse livro, é enumerar os passos para faze-las de maneira segura. São passos bem lógicos, que qualquer um chega se pensar minimamente sobre o assunto. Com esses passos, foi possível elaborar softwares, que façam a refatoração sozinhos.

Esses softwares já existem e estão na sua IDE.

O que é realmente valioso nesse livro são mesmo os primeiros capítulos, onde ele fala da importância dos testes, explica alguns code smells, dá uma noção de até onde refatorar e como. São dicas como “se você está escrevendo um comentário para explicar um trecho de código, passe esse trecho para um método, com um nome descritivo”. Algumas até nos assustam, como a forma que ele recomenda para encapsular loops em métodos e evitar otimizá-los prematuramente.

No mais, o catálogo é até bem bobinho. Não é à toa que ele disponibiliza ele na internet (EDIT: Agora que vi que ele retirou as descrições, mas antes elas estavam completas no site): http://www.refactoring.com/catalog/index.html

Afinal, só ler isso aí não trás nenhuma inovação ou novidade. Boa parte das refatorações são contraditórias, e sem a base inicial elas não servirão para muita coisa. Além disso, a maior parte do que você lê por lá, você lerá em outros livros. Seja de OO, de programação, ou na sua própria faculdade.

Criado 9 de dezembro de 2010
Ultima resposta 11 de dez. de 2010
Respostas 5
Participantes 5