? duvida sobre MCV?

Eu estou fazendo um aplicativo desktop e queria fazer isso pelo modelo MVC, so que eu to meio confuso, meu banco de dados ficaria em que camada? modelo ou controle ?? e como ficaria a camada de controle? eu estou me confundindo ai, na minha cabeca eu faco o model e o controller juntos, nao to conseguindo separar eles, alguem teria algum exemplo pra postar aki ou sabe onde tem??

Kra,
oq vc precisa ter em mente é q o objetivo do MVC é separar a camada de apresentação para o cliente (View), da camada de modelo de negócios (Model). A função do Controller nesta arquitetura é somente fazer o “meio-de-campo” entre a View e a Model.

Imaginemos um sistema desktop:

Na camada View teríamos apenas as classes responsáveis pela exibição do sistema pro usuário, poderia ser em swing, awt, thinlet, etc, com os menus, telas, tabelas, etc.

Na camada Model, é onde se encontra a “inteligência” do sistema, ou seja, a parte responsável pelo processamento da informação vinda da View, seja inserir os dados no banco, enviar um email, etc.

A camada Controller recebe os dados da view, repassa para a Model. Recebe a resposta da Model, e chama a view responsável pela exibição.

Se vc quiser, eu tenho uma apostila q eu fiz para o pessoal aki do trampo, q entre outras coisas, fala sobre mvc, mas é voltado para a parte web, mas o conceito é o mesmo.

[]s

Obrigado pela explicação. Se voce puder me enviar sua apostila ficarei muito agradecido.
meu email é matheus564@yahoo.com.br

vale a pena dar uma pesquisada-> Model View Controller

:wink: