Dúvida sobre melhor maneira de estudar Java através de livro

Estudo Java através do livro Java Como Programar, Deitel, mas tenho uma dúvida quanto ao modo de prosseguir nos meus estudos, devo avançar de capítulo apenas ao terminar os exercícios ou é possível aprender seguindo os capítulos sem finalizar os exercícios? Alguns exercícios levam muito tempo e outros não consigo resolver, e fico meio receoso de perder muito tempo enquanto poderia avançar no assunto.

Existem uma diferença entre saber codificar e construir programas.
Construir um programa não é ter uma ideia, sentar e codificar.
É necessário planejamento, levantamento de requisitos, métricas, estimativa de esforço e uma pancada de coisas.
Então se você gosta mesmo do que faz, faça um curso superior e você vai ter uma visão diferente sobre a programação.
Eu comecei este ano, amanhã é prova de engenharia de software e qualidade de software e são estes temas que norteiam a construção de uma aplicação.
O que as empresas buscam é excelência, por isso até elas procuram suas próprias certificações.
Para sobreviver elas precisam entregar o produto acertado, com qualidade desejada, dentro do prazo e do custo estipulado.
Você vai perceber que programar independe de linguagem de programação, que sua aplicação deve ser pensada, para persistir e evoluir.
Tô tonto tentando aprender os modelos PSP, TSP, CMMI e normas relacionadas, mas com esforço vou aprender.
Então, se você quer ter um norte, quando puder faça um curso superior.
Eu faço análise e desenvolvimento de sistemas e dou risada quando dizem que o mercado não valoriza esta especialização.
Não estou preocupado com o que o mercado acha e sim em aprender.
Bons estudos.

2 curtidas

De fato, os livros do Deitel trazem bastante exercícios, e alguns são bem difíceis. Tente encontrar um meio termo, se fazer todos os exercícios é demorado, por outro lado, se você só ler e não praticar vai esquecer tudo no dia seguinte. Ao invés de fazer tudo, faça uns 10 ou 15 exercícios por capítulo, dando preferência aos exercícios de programação, por fim, tente fazer 1 ou 2 exercícios do tipo desafio. Quanto mais a cachola “ferver” mais você aprende.

1 curtida

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas o curso não deixa definido uma área a seguir, é mais como se mostrasse as diferentes decisões que o profissional pode seguir. No geral não gostei do curso. Mas sei que quero trabalhar com Java, só tenho a dúvida se devo avançar sem ter todos os exercícios do livro resolvidos ou se sairei perdendo se ficar muito tempo parado resolvendo-os. Valeu

Era mais ou menos isso mesmo que eu pensava, em ter um meio termo, só precisava de uma confirmação. Tem exercícios que a “cachola” ferve mesmo, mas da pra perceber o quanto se aprende com essas dificuldades. Valeu.

Então, o que aconselho é encontrar o ponto de equilibro, isso só vai ocorrer com o tempo. Evitaria o Deitel de primeira, pois ele aborda diversos conceitos ao qual você não está habituado e sinceramente, terá muita dificuldade de mesclar isso.

Um ponto bom para start seria https://www.caelum.com.br/apostilas
a partir de lógica.

Não dependa apenas da sua mente e fica escrevendo, faça mapas mentais, e se quiser resumos. Com o mapa mental você consegue fazer revisões do que você já viu de maneira eficiente, mas só pegue os pontos quentes e o resumo em seguida, com o tempo você vai fechando as camadas que não tinha mesclado e o melhor* vai perceber isso.

Estudo não é leitura, é uma pratica ativa que deve ser realizado diariamente, 83% do que você leu, esquece no dia seguinte.

Consome > Mapa mental > Prática e Compartilhamento(“Quando você ensina, aprende até mais do que quando aplica”).

Meu ponto de equilíbrio atualmente, divido meu tempo em dois campo, um dia faço programação outro dia trabalho na área de exatas, a unica pendença que tenho é fazer revisão com mapa mental de tudo que vi, porém divido em 5 matérias, cada dia tem 5 matérias especificas do que já aprendi. Demoro em torno de 1:30 para completar a revisão. É custoso aprender, mais revisar é rápido, com MAPA MENTAL!

Indico: https://www.youtube.com/user/fernandofmg

Depois de todo estudo, procuro um projeto para fazer, e ir fechando os buracos do que esqueci. Esse ritmo ta me rendendo a aprender coisas em 3 dias, considerando que demorava meses. Ainda to experimentando, por enquanto está dando certo. Digo que é um ponto de equilíbrio, pois tentei técnicas diferentes e essa está dando certa para mim. Considerando que não faço nada além de estudar e atividade física.

1 curtida

Eu gosto muito da abordagem estilo uma busca em largura, ao invés de uma busca em profundidade hehe. Funciona assim: ao invés de tentar dominar um conteúdo específico de forma bem profunda, com detalhes e um entendimento sólido e inabalável, estude vários assuntos conexos simultaneamente (que é o que acontece quando você vai pulando de capítulo em capítulo). São assuntos interdependentes, e o entendimento de um te ajuda a entender os outros direta ou indiretamente. Você vai cavando cada vez mais em cada assunto, aumentando o nível de complexidade de forma gradativa. Vai fazendo os exercícios como o @rmendes08 falou, sempre tentando ir um pouco alem da tua zona de conforto.

Pesquisa as respostas online para os que você não conseguir solucionar. Não há problema nenhum nisso. Sempre é interessante observar as soluções dos outros e aprender com isso.

Você já passou pela faculdade e deve ter compreendido que programar é o tipo de coisa que você só aprende fazendo. Pode entender o professor ou o livro na hora que lê, mas a fixação de verdade vem quando você põe a mão na massa.

Uma coisa que eu gosto de fazer é reler meus livros. Mesmo que seja apenas um capítulo aleatório ou o livro inteiro em sequência. Isso toma bastante tempo, mas eu sempre aprendo uma coisa nova que deixei passar na primeira vez e é mais barato do que ficar comprando livro novo toda hora.

1 curtida

Um ponto legal é que depois que você leu alguma parte do livro, percebe o quanto curto é aquilo, pois o seu cérebro já digeriu o contexto que está sendo abordado, por isso mapa mental é rápido.

1 curtida

É verdade a parte sobre outros capítulos mais a frente completaram outros do começo, meio que facilita o entendimento. As vezes me sentia culpado por procurar respostas de outras pessoas, mas cada um tem uma lógica diferente de resolver o mesmo problema e comecei a aprender muito com isso, muito bem lembrado, valeu pelos conselhos. Não tenho o hábito de reler capítulos com frequência, faz tempo que não faço isso. Mas vou voltará a esse hábito.

Sobre a escolha do livro Deitel fui contra muita gente, foi o primeiro livro pelo qual comecei a estudar programação, já estou bem avançado no livro, componentes GUI. Só depois comecei a pesquisar sobre esses da caelum que você indicou, são muito bons, nunca havia pensado em mapas mentais, nem mesmo faço muitos resumos, achava meio perda de tempo. Esse YouTube do Fernando Mesquita ainda não tinha visto, mas iria assistir. Obrigado.

Não me entenda de forma grosseira pois vou deixar a minha opinião sobre o curso:
I - o objetivo do curso é formar um profissional, capaz de analisar e desenvolver sistemas diversos e complexos independente da linguagem/tecnologias a serem empregadas;
II - promover ao futuro profissional a compreensão do processo de desenvolvimento de software;
III - ensinar técnicas e métodos, metodologias e processos;
IV - estimular o empreendedorismo e muitas outras coisas.
Ocorre que embora seja adotada uma linguagem de trabalho, no meu caso o próprio java, não haverá uma especialização nela e não vejo motivo para isto, pois ocorre uma especialização de forma indireta, a exemplo da metodologia Gof(guangue dos quatro sobre orientação a objeto [indiretamente ao java]), por tanto independente de tecnologia de implementação.
Por isso só recomendo o curso na área de tecnologia pra quem gosta de programação, pois provavelmente já tem algum contato com uma linguagem e fazer o que gosta é diversão.

Meu objetivo pessoal não é trabalhar para os outros é empreender, por isso embora seja difícil é questão de tempo para compreender os modelos PSP, TSP e CMMI.
Eu NÃO concluí o curso, mas já estou satisfeito, pois tinha uma noção de programação e agora tenho um norte.
Como disse é apenas o compartilhamento de uma opinião.
Bons estudos!
Té+.

Mas você está completamente certo, talvez eu que tenha me equivocado ao escolher esse curso, é sim um curso muito bom, mas ao optar por análise de sistemas eu ainda não tinha um caminho bem definido, embora já tivesse contato com a linguagem Java. Mas o curso me apontou agora uma decisão, eu que achava que era mais centrado numa área. Valeu.