Dúvida sobre mercado de trabalho / experiência

15 respostas
doncopal

Olá, pessoal

Eu estou cursando o 4º semestre de Processamento de Dados na faculdade e tomei gosto pela cadeira de Java. Recentemente, comecei meus estudos com JSP / Servlets e apresentei meu projeto (que era swing a princípio), agora rodando na web.

Estou estudando agora para a certificação SCJP pelo livro da Kathy Sierra.

Minha dúvida: Não tenho experiência com desenvolvimento de sistemas, daí gostaria de saber como o mercado encara futuros profissionais como eu. Estou pensando em desenvolver alguns sistemas de automação para locadoras, por exemplo, para enriquecer meu currículo. Estou começando com um livro “Utilizando UML e Padrões” de Craig Larman, para ver se me ajuda com os sistemas grandes.

Então, SCJP basta para uma empresa me dar emprego? Mesmo sem experiência? Tem que ser estágio? Exploram muito estagiários?

Se eu tirar SCWCD melhora? Visto que, não seria mais útil gastar tempo aprendendo Struts/JSF, Hibernate, Padrões de projeto?

Quero largar esse meu trampo atual que não rende nada, e começar em algo com desenvolvimento. Me dêem algumas idéias, amigos.

abraços

15 Respostas

Andre_Brito

[color=violet]Dizem[/color] que muitas empresas precisam de programadores com certificação Java. Até a IBM.

R

o que mais conta hoje é a experiencia como programador…Trabalha 1 ano ai pra ganhar experiencia, depois com esse curriculum enriquecido, voce arruma outro emprego facil.

lgi2020

Procure um estágio em um empresa que ofereça possibilidade de efetivação.

Dentro da empresa, mostre que é bom.

As certificações ajudam muito e mostram ao mercado que vocé é, pelo menos, esforçado.

Depois, é só ir agregando experiência, conhecimentos (da tecnologia e de pessoas) e certificações.

Abraços.

P

opa,