Dúvida sobre mercado de trabalho / experiência

15 respostas
doncopal

Olá, pessoal

Eu estou cursando o 4º semestre de Processamento de Dados na faculdade e tomei gosto pela cadeira de Java. Recentemente, comecei meus estudos com JSP / Servlets e apresentei meu projeto (que era swing a princípio), agora rodando na web.

Estou estudando agora para a certificação SCJP pelo livro da Kathy Sierra.

Minha dúvida: Não tenho experiência com desenvolvimento de sistemas, daí gostaria de saber como o mercado encara futuros profissionais como eu. Estou pensando em desenvolver alguns sistemas de automação para locadoras, por exemplo, para enriquecer meu currículo. Estou começando com um livro “Utilizando UML e Padrões” de Craig Larman, para ver se me ajuda com os sistemas grandes.

Então, SCJP basta para uma empresa me dar emprego? Mesmo sem experiência? Tem que ser estágio? Exploram muito estagiários?

Se eu tirar SCWCD melhora? Visto que, não seria mais útil gastar tempo aprendendo Struts/JSF, Hibernate, Padrões de projeto?

Quero largar esse meu trampo atual que não rende nada, e começar em algo com desenvolvimento. Me dêem algumas idéias, amigos.

abraços

15 Respostas

Andre_Brito

[color=violet]Dizem[/color] que muitas empresas precisam de programadores com certificação Java. Até a IBM.

R

o que mais conta hoje é a experiencia como programador…Trabalha 1 ano ai pra ganhar experiencia, depois com esse curriculum enriquecido, voce arruma outro emprego facil.

lgi2020

Procure um estágio em um empresa que ofereça possibilidade de efetivação.

Dentro da empresa, mostre que é bom.

As certificações ajudam muito e mostram ao mercado que vocé é, pelo menos, esforçado.

Depois, é só ir agregando experiência, conhecimentos (da tecnologia e de pessoas) e certificações.

Abraços.

P

opa,

pelo simples fato de vc estar estudando para a prova de certificacao ja garante q vc vai conhecer mto mais o terreno aonde vc está pisando, como isso colocar o aprendizado em prática já é uma mao na roda…

aconselho dar uma estudada em padrões de projetos (head First) q vai abrir a sua cabeça para algumas práticas…

e outra, trace um bom cronograma de estudos…nao se prenda em conseguir um bom emprego apenas com a certificacao, aprenda a colocar as coisas na pratica…
de q adianta vc ter a certificacao, conseguir um bom emprego e nao ficar nem 6 meses pq o cara viu q vc nao tinha as manhas de programar…

Um passo de cada vez =)

P

everson_z, não seria melhor já pegar no struts 2 (strutus e webwork) de uma vez?

[]'s

Eduardo_Bregaida

Isso é pra manter a cota de “qualidade” :smiley:
Mtas empresas pedem.

sudeval

pardal_nb:
everson_z:

Ler os livros citados e alguns frameworks (Struts 1.x, JSF, Hibernate, Spring…)

everson_z, não seria melhor já pegar no struts 2 (strutus e webwork) de uma vez?

[]'s

para quem estar iniciando eu faria como ele havia dito mesmo, pegaria o 1.x por ainda estar muito ativo no mercado, os demais ele iria conseguir assimilar com uma facilidade muito maior.

Marcio_Nogueira

Coloque em prática os conhecimentos obtidos durante sua preparação para a certificação, desenvolva pequenos projetos inicialmente, e de forma gradativa adcione novas funcionalidades.

P

aproveitando o gancho, qual sua opiniao sobre o velocity?

P

framework web tá q nem religião…cada um tem a sua preferida…

HOJE, o mercado pede mais o q? struts 1.x??

Marcio_Nogueira

Quais seriam as vantagens de se utilizar JSF?

everson_z

doncopal:
Olá, pessoal

Eu estou cursando o 4º semestre de Processamento de Dados na faculdade e tomei gosto pela cadeira de Java. Recentemente, comecei meus estudos com JSP / Servlets e apresentei meu projeto (que era swing a princípio), agora rodando na web.

Estou estudando agora para a certificação SCJP pelo livro da Kathy Sierra.

Minha dúvida: Não tenho experiência com desenvolvimento de sistemas, daí gostaria de saber como o mercado encara futuros profissionais como eu. Estou pensando em desenvolver alguns sistemas de automação para locadoras, por exemplo, para enriquecer meu currículo. Estou começando com um livro “Utilizando UML e Padrões” de Craig Larman, para ver se me ajuda com os sistemas grandes.

É 100x mais fácil você entra na área de suporte ou redes

Isso é básico… rs

everson_z

pardal_nb:
everson_z:

[]'s

É que o Struts 1.x faz parte do mercado, tem muitos projetos feitos nessa “porcaria” e alguns em desenvolvimento, não sei se o o WW ou Struts 2 vai ficar no mercado como o antigo. Devido a alteração do 1.x para o ww eu não tenho confiança nesse fw.

Se eu fosse iniciar algum projeto seria com VRaptor ou JSF

everson_z

A minha?

Difícil manutenção por não ser padrão de mercado.

Quando eu falo em manutenção, falo em encontrar alguém para dar manutenção que não tenha feito parte do desenvolvimento… nem todos conhecem velocity, eu mesmo fiz 3 views.

Gosto da JSP/Tiles2

everson_z

pardal_nb:
framework web tá q nem religião…cada um tem a sua preferida…
HOJE, o mercado pede mais o q? struts 1.x??

O de todos, eu acho que é o Hibernate
Struts 1.x é quase obrigação saber

Não perder tempo entre a view e controller, a parte de eventos ajuda muito

Criado 5 de dezembro de 2007
Ultima resposta 5 de dez. de 2007
Respostas 15
Participantes 9