iae pessoal minha dúvida é a seguinte estou na modelagem de um sistema web de gerenciamento que será assim o cliente abre uma Ordem de Serviço e na ordem de serviço vai ter um veiculo e um ou vários serviços feitos nesse veiculo , vamos ao ponto nesse primeiro momento quero apenas um esbouço então criei 5 entidades e estou com dúvida na hora de modelar o banco pq tipo está assim :
ai vem minha questão , contato está relacionado com cliente pq o cliente só tem um contato , veiculo tb está relacionado com cliente pq o veiculo só tem um cliente e o cliente pode ter vários veiculos e OS e serviço estão relacionados pq uma OS pode ter 1 ou mais serviços só que o serviço e independente da OS.
como devo fazer no código ??
eu vou colocar o Contato no Cliente e o Cliente no Veiculo e uma lista de Veiculos no Cliente até ai blz , agora na OS eu devo colocar uma lista de serviços na OS e não fazer nenhuma referencia a Os no servico?
essa abordagem está correta , ou existe uma maneira melhor de se fazer isso desde já obrigado
Você poderia criar uma entidade Item de Ordem de Serviço, cada item teria:
- o serviço executado
- a ordem de serviço ao qual pertence
isso te permite relacionar uma ordem de serviço com os serviços que serão executados, e poderá gerenciá-los individualmente;
[quote=rmendes08]Você poderia criar uma entidade Item de Ordem de Serviço, cada item teria:
- o serviço executado
isso te permite relacionar uma ordem de serviço com os serviços que serão executados, e poderá gerenciá-los individualmente;[/quote]
valeu acredito que isso resolverá meu problema.
no caso OS seria um relacionamento 1:N com item ordem de serviço né isso?
[quote=eliel.floyd][quote=rmendes08]Você poderia criar uma entidade Item de Ordem de Serviço, cada item teria:
- o serviço executado
isso te permite relacionar uma ordem de serviço com os serviços que serão executados, e poderá gerenciá-los individualmente;[/quote]
no caso OS seria um relacionamento 1:N com item ordem de serviço né isso?[/quote]
Sim. Um item de ordem de serviço pertence a uma única ordem de serviço, e executa um único serviço.
[quote=rmendes08][quote=eliel.floyd][quote=rmendes08]Você poderia criar uma entidade Item de Ordem de Serviço, cada item teria:
- o serviço executado
no caso OS seria um relacionamento 1:N com item ordem de serviço né isso?[/quote]
Sim. Um item de ordem de serviço pertence a uma única ordem de serviço, e executa um único serviço.[/quote]
obrigado!