Dúvida sobre modelagem

Fala galera blz??
bom,… se alguém puder me ajudar com esta dúvida figo grato…
pra falar a verdade nem sei se aki eh o lugar correto de postar esta dpuvida… mas qqer coisa me avisem plz… :slight_smile:
o negócio eh o seguinte:

eh um controle fininceiro que eu tô fazendo… daí eu quero que ele controle cartão de crédito tbm… e eu tô modelando as tabelas… soh q eu não consigo pensar em como fazer algumas… por exemplo… tem uma tabela que vai conter o nome do gasto que eu tive…(xxx)… em qual empresa foi…(xxx)… qual o preço(000)… qual foi a data do gasto(00/00/0000)… em quantas vezes eu parcelei(3x)… daí eu quero saber se eu tenho q ter uma tabela auxiliar pra controlar as parcelas… pq por exemplo se eu quero
colsultar em qtas parcelas eu fiz ele soh puxa o campo parcelas, se eu quero saber qual o valor do gasto ele puxa o campo valor… se eu quero saber qual parcela eu devo pagar esse mês como eu faço isso?? quem vai controlar isso?? e se eu quiser saber tbm qtas faltam…
como eu vou fazer isso???

Valeuuuuuuuuuuuuuu

Oi irmão.
Não confunda modelagem para Banco de Dados com aplicação.
Este tipo de cálculo que você quer fazer, normalmente é processado pelo aplicativo, baseado nos dados brutos resgatados no Banco, no momento da execução.
Por exemplo:
Entidade :Despesa
Atributos:valor, parcelas
A aplicação resgata do Banco o campo parcela, faz o cálculo das parcelas vincendas e devolve para uma outra Entidade(tabela), chamada Status por exemplo.
Abraço.
Charles

valeu charles… vc me deu uma idéia bem interessante e uma boa luz, apesar que eu ainda tenho chão pela frente… hehe mas daqui por diante creio que eu consigo andar… valeu!!! :slight_smile:

Disponha irmão
Estamos aí.