Dúvida sobre o Product Owner

Pessoal boa noite!

Estava dando uma lida em alguns materiais de Scrum e me bateu uma dúvida sobre o Product Owner. A princípio eu achei que no Scrum o Product Owner poderia ser um usuário comum que iria anotando os requisitos no Product Backlog, mas lendo um pouco mais a fundo percebi que não, pois tem que ser uma pessoa experiente e que conheça de Scrum, pois ela irá gerenciar esse Product Backlog ao longo de todo o projeto.

Lendo o livro scrum e xp direto das trincheiras, vi que depois de cada Sprint é feita uma reunião para apresentar a nova funcionalidade aos envolvidos no projeto.

Minha dúvida é a seguinte, se o Product Owner não é o usuário comum do sistema, mas sim uma pessoa que os representa, esses stakeholders participam da reunião de entrega de incremento? Pois no livro se não me engana eles não citados.

Alguém poderia me explicar isso melhor?

Obrigado!

1 curtida

Olá,

O product owner tem diversas funções, até por isso ele precisa ser experiente e conhecer de scrum. A idéia é que todos participem das reuniões, dessa forma no review(uma das reunião após o sprint) eles podem aprovar melhor as tarefas. O PO pode ajudar a fazer a comunicação melhor entre o cliente/usuário com a equipe de desenvolvimento.

2 curtidas

O cenário ideal é que o PO seja o próprio cliente. Ele quem deverá conhecer tudo sobre o negócio para definir os itens de backlog e suas prioridades.

Não é uma regra que somente o PO deverá participar de reuniões, podem ter outros stakeholders.

2 curtidas

Olá.

Em minha opinião, o PO deve ser alguém com experiência de mercado e no produto, que conheço profundamento o negócio do seu produto, por isso ele é o “dono do produto”. Tem como objetivo direcionar o caminho que o produto deve seguir, se baseando em benchmark, feedback de clientes, feedback da sua própria equipe e etc e, sem dúvida, sempre de olho no mercado.

Deve planejar seu backlog juntando todas estas informações, planejando para curto, médio e longo prazo o caminho que o produto irá seguir. As prioridades serão definidas com análise de todos estes dados e, claro, é essencial que ele também saiba ouvir muito bem seu time. Quanto mais alinhados todos estiverem, maiores as chances de sucesso.

Abraços.

1 curtida

Olá!

Sobre a participação do PO, na reunião de revisão stakeholders podem ser convidados. A presença do PO é fundamental para fornecer feedback ao time de desenvolvimento. Ele é um stakeholder, mas antes disso ele é membro do time core (PO + SCM + Time Dev)l.

Uma sugestão: Scrum e Agile em projetos - Guia completo. Autor - Fábio Cruz.
Acredito que tu irá gostar.