Duvida sobre objeto e banco de dados

1 resposta
analyser

Olá amigos, estou com uma duvida que parece besta, mais que esta me deixando muito confuso, estou criando minha primeira aplicação utilizando banco de dados, estou criando um controle de estoque, não estou utilizando nenhuma framework pois quero primeiro fazer no “braço” mesmo para depois utilizar um hibernate da vida.

Bem quando fazia sistema que ficavam gravados na memória, eu utilizava um ArrayList para amazenar meu objetos, minha duvida é o seguinte quando utilizo aplicação com banco de dados, preciso criar um ArrayList por exemplo para armazenar os objetos de cliente, ou faço um objeto só para realizar os metodos e faço o controle no bando de dados direto, por favor me deem dicas tambem.

Obrigado

1 Resposta

luis.soares

Se você criar objetos apenas para conter métodos, você não estará seguindo o paradigma de orientação a objetos.
Uma solução simples e funcional, é você utilizar o padrão DAO - Data Access Object, para receber um objeto, e fazer a persistência no banco de dados, independente de fazê-la via SQL nativo ou via hibernate.
Neste cenário, você teria por exemplo uma JSP (ou uma tela no Swing), que utiliza uma classe (servlet ou um simples POJO) com um método que instancia um objeto de negócio com os dados de entrada, e em seguida passa este objeto ao DAO para fazer a persistência.
Com relação à arquitetura da solução, você deve estudar qual a melhor maneira, de acordo com o seu contexto.
Mas basicamente é isso.

Dúvidas, poste.

Abraço !

Criado 31 de maio de 2007
Ultima resposta 31 de mai. de 2007
Respostas 1
Participantes 2