Duvida sobre openjdk

Olá…

Recentemente instalei o opensuse 11.1 e nele já vem instalado o openjdk. A minha dúvida se refere se é “normal” hoje em dia se usar o openjdk para desenvolvimento java ou se continua-se usando o jdk da sun mesmo.

Uma outra coisa é que, se eu desenvolver um sistema em java no linux e com o openjdk, pra rodar o mesmo sistema no windows, eu tenho que instalar uma JVM que “entenda” o openjdk ou a JRE da sun serve também pra rodar o openjdk.

Me desculpem se falei alguma bobagem. o continuar pesquisando, to meio perdido nesse assunto ainda. No meu caso de ser iniciante, vcs me aconselham a usar o jdk da sun ou não tem nada a ver?

Valeu pela atenção.

Abraços!

Aconselho usar o jdk da sun que é uma implementação de referência, já ouvi dizer que o openjdk não é totalmente compatível com o da sun.

O OpenJDK é a versão 7*** do JDK da Sun*, exceto por algumas implementações de certas bibliotecas**; portanto acho que não deve haver grandes problemas.

• É preciso consultar o site do OpenJDK para ver quais são as bibliotecas diferentes ou as faltantes. Teste sua aplicação para ver se não há alguma incompatibilidade obscura.

** Eu estou falando 7 em vez de 6, mas a versão 7 ainda não foi lançada, não? É verdade; mas até o presente momento, há muito pouca coisa diferente entre o JDK 6 e o 7 da Sun, exceto por correção de inúmeros bugs e implantação de alguns pacotes novos e obscuros. Não há diferenças na linguagem, por exemplo.
A Sun é que desenvolve o OpenJDK a partir da versão 7 do JDK.

*** Se você vai desenvolver algo no OpenJDK (versão 7) para ser usado em uma aplicação Windows, Linux ou Solaris (versão 6) é claro que você tem de dar uma olhada nas opções do compilador, para não gerar código incompatível com a versão 6.

[quote=thingol]O OpenJDK é a versão 7*** do JDK da Sun*, exceto por algumas implementações de certas bibliotecas**; portanto acho que não deve haver grandes problemas.
[/quote]

Na verdade existem dois projetos. Um baseado no jdk6 e outro no 7.

As duas estão disponíveis nos repositórios do openSuse.

[quote]
java-1_6_0-openjdk-devel - Java SDK based on OpenJDK 6 and IcedTea 6

This Java 6 compatible Java SDK is based on OpenJDK 6 and IcedTea 6. The Java 6 SDK is a development environment for building applications, applets, and components using the Java programming language. The Java 6 SDK includes tools useful for developing and testing programs written in the Java programming language and running on the Java platform. These tools are designed to be used from the command line. Except for the appletviewer, these tools do not provide a graphical user interface.[/quote]

[quote]
java-1_7_0-icedtea-devel - The IcedTea Java runtime environment

IcedTea is derived from OpenJDK, Sun’s open-source implementation of the Java SE platform. At this time the build from which IcedTea was constructed corresponds to an early build of JDK 7. When JDK 7 is complete it will implement the Java SE 7 Platform Specification. Work on that specification is underway, but far from final. Any APIs in the JDK 7 implementation, whether new or old, are therefore subject to minor adjustments, major revisions, or even outright removal between now and the time that the Java SE 7 Platform Specification is finalized. Please take these facts into account before depending upon IcedTea.[/quote]

De fato a licenca nao é compativel. O openjdk é opensource e o jdk da sun é da sun.

Valeu pessoal pela atenção…

Era isso que eu estava pensando também… vo desinstalar o openjdk e instalar o jdk da sun no meu opensuse 11.1 novinho…

E sobre a JVM… tenho que instalar a da sun também? Não sei o que veio instalado como padrão aqui…vou conferir…

Grande abraço!!