Dúvida sobre performance de JSF + Richfaces

Pessoal,

surgiu uma dúvida na empresa que trabalho e gostaria da opinião de vcs do forum.
O cenário é o seguinte: possuimos diversos serviços internos e externos que possuem uma interface web (relatórios, configuração de aplicacoes, etc). No passado decidiu-se utilizar JSF + Richfaces como a tecnologia padrão para todas as novas interfaces web desenvolvidas pela empresa. Porém o que temos notado é que estas interfaces tem se mostrado um tanto qto “pesadas” e pouco performaticas. Em contra partida temos interfaces feitas em PHP que apresentam um desempenho bem mais satisfatório.
A dúvida que gostaria da opinião de vcs é:
JSF é realmente uma boa opção do ponto de vista de facilidade de desenvolvimento e performance?
Ou seria melhor adotar alguma outra tecnologia para estes desenvolvimentos web?

Não temos problema de fanatismo que fazem com que a tecnologia escolhida seja necessáriamente rodando em cima do Java. Será que nossas interfaces estão sendo desenvolvidas de maneira errada? O JSF com Richfaces é realmente pesado quando comparado a por exemplo PHP + jQuery?

Obrigado pela ajuda!

Realmente é muito pesado o Jsf+Facelets+RichFaces gera um codigo muito sujo… (javascript no meio da pagina)

Mas nada te impede de usar o java apenas como backend…

Abraço!

Olá, Daniel !

Eu também estou trabalhando em um novo projeto e estou avaliando a construção sobre o JSF e Richfaces. Pelos testes que ando fazendo é realmente menos performático com o JSF e Richfaces, mas a velocidade de cosntrução e facilidade é realmente notável usando essa tecnologia.

Acho que ai caímos no tradeoff, queremos Performance ou Velocidade no desenvolvimento ? Ainda estou fazendo testes de desenvolvimento e performance, localmente e no meu servidor onde ficaraá hospedado o site. Não cheguei a uma conclusão, mas notei a perda de performance quando se usa o JSF.

Bom … eu gosto muito do Java, mas também tenho mente aberta como você falou. Cheguei a trabalhar alguns meses em um projeto com o .NET, a idéia é dele é bem parecida com o JSF. E posso dizer que a velocidade de desenvolvimento e a performance dele são muito boas. Como você disse que não são fanáticos podem avaliar na construção sobre .NET. O problema é que é pago, mas dependendo do projeto, creio que vale a pena.

É que sou meio fã do java, por isso estou insistindo no JSF. rs

Ai está minha opinião.

O problema de usar .Net é que todos os nossos sistemas rodam em plataforma Linux. Ter um server Windows inviabiliza o .Net
Um amigo me falou que usa muito o Google Web Toolkit. Alguém já usou?

[]s