Boa tarde pessoal, gostaria de parabenizar a equipe GUJ pela iniciativa do site, esta sendo muito útil no meu inicio de programação java. Bem minha dúvida é a seguinte, estou desenvolvendo um sistema bem simples de cadastro de clientes, e claro hoje se tem a necessidade de cadastrar tanto pessoa física quanto jurídica. Minha dúvida é quanto ao banco, pensei em criar uma única tabela de clientes e dentro dela criar os campos com as informações tanto de pessoa física quanto jurídica. Pensei nisso pelo fato de criar apenas um único código de cliente. Não sei se esta coerente esta forma de se fazer. Pensei que talvez se criasse duas tabelas (tbCliPessFisica e TbCliPessJuridica) a consulta ao banco ficaria um tanto confusa, pois existira um código 001 para pessoa física e um código 001 também para pessoa jurídica. Isso poderia me acarretar problemas futuros criando 2 códigos iguais para tabelas diferentes? Desculpem se este não é o lugar certo de postar minha dúvida, caso não seja por favor me avisem.
Grato. Rodrigo
Cria uma tabela só com os campos de pessoa física e pessoal juridica e deixa os campos sendo possível ter valores nulos.
Assim na hora de cadastrar se for física, você deixa CNPJ em branco, jurídica você deixa CPF em branco… assim por diante, creio que não causará problemas… claro, se souber trabalhar com os dados corretamente.
[quote=errmarques]Boa tarde pessoal, gostaria de parabenizar a equipe GUJ pela iniciativa do site, esta sendo muito útil no meu inicio de programação java. Bem minha dúvida é a seguinte, estou desenvolvendo um sistema bem simples de cadastro de clientes, e claro hoje se tem a necessidade de cadastrar tanto pessoa física quanto jurídica. Minha dúvida é quanto ao banco, pensei em criar uma única tabela de clientes e dentro dela criar os campos com as informações tanto de pessoa física quanto jurídica. Pensei nisso pelo fato de criar apenas um único código de cliente. Não sei se esta coerente esta forma de se fazer. Pensei que talvez se criasse duas tabelas (tbCliPessFisica e TbCliPessJuridica) a consulta ao banco ficaria um tanto confusa, pois existira um código 001 para pessoa física e um código 001 também para pessoa jurídica. Isso poderia me acarretar problemas futuros criando 2 códigos iguais para tabelas diferentes? Desculpem se este não é o lugar certo de postar minha dúvida, caso não seja por favor me avisem.
Grato. Rodrigo[/quote]
Você também pode criar um atributo, por exemplo tipoPessoa.
Quando inserir ao banco vai ser tipoPessoa = PJ ou PF.
Suponha que queira fazer uma busca de PJ então você daria um select * from