Dúvida sobre plataformas Java

Eu gostaria de saber qual diferença entre Java SE, Java EE, Java ME, Java TV, Java CARD e Java FX.

Gostaria de saber como instalar cada um. Houve mudança do Java EE para o Jakarta EE (Eclipse Foundation) e gostaria de saber se houve mudança com relação aos outros citados acima. Qual site e como instalar o jakarta ee. Desde já, agradeço.

Java SE = Standard Edition

Contém os recursos básicos (java.lang, java.io, java.math, java.net, java.util, etc…). É normalmente por onde deve-se começar o aprendizado.

Java EE = Enterprise Edition

É indicado para um uso mais robusto. Aplicações de larga escala, sistemas distribuídos, etc. Possui os recursos básicos (JAVA SE), obviamente, e recursos extras como bibliotecas para acesso a bancos de dados (JDBC, JPA), APIs diversas (JMS, RMI), Java Server Pages, servlets, portlets, etc.

Java ME = Micro Edition

Indicado para dispositivos mobile e sistemas embutidos. Essa edição é baseada numa antiga versão do JAVA SE.

Java Tv

É uma plataforma que contém a maioria dos recursos para desenvolver aplicações Java que rodam em televisões

Java Fx

Até onde lembro javafx é uma biblioteca do Java que te permite criar aquelas interfaces tipo desktop sabe? Quando vc quer criar sei lá um sistema que gerencia biblioteca, vc pode usar com javafx , por exemplo eu já usei o javaFx para criar um joguinho de snake com java

Java Card

Java Card é uma tecnologia que permite que pequenos aplicativos baseados na plataforma Java sejam executados com segurança em smart cards e dispositivos similares com limitações de processamento e armazenamento usado em caixas eletrônicos, por exemplo!!!

Meu colega, de certeza não posso te garantir nada, mas acredito que como a grande mantenedora do Java é a Oracle, vc deve encontrar esses caras por lá !!!

Muito Obrigado por me ajudar. Valeu!

O post abaixo vai sanar algumas dúvidas: