Pessoal, tenho uma dúvida no funcionamento de uma requisição POST por ajax.
O funcionamento normal de uma requisição POST por meio de um form, permite que ao fazer a requisição, a mesma envie como parametro todos os inputs que estão dentro do formulário, após dar um submit na página. Até aí tudo bem, a maioria está cansado de saber disso!
Só que, pq qdo eu faço uma requisição POST por ajax, por exemplo com o jQuery.post(), eu preciso especificar os parametros explicitamente, e não funciona da forma citada acima, onde os parametros enviados, são todos os inputs da página?
não achei respostas sobre essa dúvida,
espero encontrar aqui,
obrigado
Não sei se entendi direito sua pergunta mais tipow.
Quando você tem um form e dentro dele um input do tipo submit ou um button do tipo submit ao clicar no botão a engine do
navegar serializa os controles input do seu form e submete para a url especificada. Lembrando que em HTML5 agora e possível
submeter controles input que estejam fora do form usando o atributo form indicando o id de algum formulário.
Agora com jQuery.post() você vai precisar serializar os controles input do seu form de forma manual, porém o jQuery tem um mecanismo
que faz isso para vocês.
A ideia da requisição AJAX é o processamento e renderização de trechos da pagina. Quando você submete via AJAX, tanto POST quanto GET, não precisa enviar todos o inputs do form, só envia aqueles que precisa para fazer o processamento, por isso vc tem que especificar quais inputs está enviando.
Se vovê quer enviar todo o form, existem formas de facilitar esse processo como foi postado por jweibe