Dúvida sobre preço cobrado por um site [era R$ R$ Será que vale isso tudo R$ R$]

11 respostas
F

Bom dia GUJ’s… É minha primeira postagem aqui. Estou com uma dúvida muito grande… Faço o 2° ano de Cienc. da Comp e faço estágio numa empresa de mineração em MG…
O pessoal lá da empresa solicitou o desenvolvimento de um portal, com no mínimo 30 páginas, vários tipos de cadastros, um sistema de busca nos vários documentos de apoio, que estão no servidor (procura dentro de .doc’s e pdf’s)…

Além disso eles fazem toda semana treinamentos e cursos que gostariam de estar disponibilizando em tempo real (áudio e vídeo) para que qualquer usuário da net possa ver…

E mais uma série de bagulhos como: Configuração de servidor Web, de aplicação… Enfim toda estrutura…

O pessoal que foi contratado para desenvolver, apresentou uma proposta em Java (JSF)usando diversos frameworks que não recordo agora… Para a transmissão do áudio e vídeo vídeo vão utilizar flash, base de dados Postgree (pq querem banco free), UML e tal’s…

Daí vem minha dúvida… Tá certo que a empresa é grande, multi-nacional e tal’s… Mas eles cobraram para desenvolver o portal R$ 9.000,00 (nove mil)… Ainda não sei colocar um valor no sistema.
Isto tá certo, será que vale a pena pagar isso tudo ???

O que vcs acham ??? Por quanto vcs desenvolveriam um portal destes ???

[color=red]Moderador: (1) use títulos mais explicativos (2) procure a seção correta[/color]

11 Respostas

F

Pelo que deu pra entender do sistema acho que eles nao desenvolvem so com 9 mil.

]['s

coca1na

nao devo ser a melhor pessoa a dizer isso, mas acho q cobrariam uns 15 mil por um projeto desse

M

:shock: :shock: :shock:

só 9k reais??? se os caras fizerem tudo o que tu descreveu, e fizerem bem feito por só 9k reais, me passa o contato dessa empresa prq eu tenho algumas coisas a serem feitas, hehehe…

olha, numa análise superficial do sistema, pelo jeito que tu descreveu, 9k é barbada, mas tome cuidado, veja para quais outras empresas essa softwarehouse ja trabalhou, converse com eles, veja se cumpriram prazos, metas, o software é realmente de qualidade??

prq no final o barato sai caro… [aff, que frase mais sem criatividade essa ultima]

:wink:

urubatan

eu cobraria mais que isto, acho que os caras estão dando um descontão pra ganhar o cliente …

duardor

9k? Sou de BH e sei que isto tá bem fora da realidade. Programadores bons, com nocoes basicas de modelagem aki em java custam +ou- uns 2,8k. Se tao cobrando 9k, com um programador, sem contar gerencia, especificacao, custos de locacao, maquinas e outros eles entregam esse software em 3 meses??? Tah doido? Sei nao, sei nao…

J.E.Z

Ou a empresa q está vendendo ja tem essa soluçao toda pronta, e soh vai mudar algumas poucas características. Ou eles estão matando cachorro a grito e querem vender qualquer coisa pra qualquer um urgente. Ou eles sao muito bons e desenvolvem em velocidade sobre humana. Ou vai ver eles são uma empresa caridosa.

R$9,000 eh muito barato. Estou acostumado a ver portais de gerencia para empresas de Telecom, bem mais complexos eh claro, e nao saem por menos de R$400.000,00

PS.: passa o contato da empresa ai e fala se o portal ficou legal :smiley:

F

Opa pessoal… A empresa de desenvolvimento é boa… Já fizeram alguns trabalhos para o pessoal daqui e fizeram bem…

Eu achei muito, pq não tenho ainda muita conteúdo para avaliar…
Mas acredito que devem estar dando esse “desconto” pq minha empresa está pensando em atualizar toda a infra em TI, tanto hardware quanto software e eles vão fazer toda a parte de consultoria e desenvolvimento.

Tive acesso apenas ao valor do portal… Acredito então que o montante deve estar incluso nas outras consultorias e desenvolvimentos.

Valew pessoal !!!

Pedrosa

Está de graça, mas deve ser visto com atenção o contrato de manutenção, acho que ai eles vão ganhar dinheiro!

fredferrao

Bom existe todo um processo para se chegar ao custo de um projeto, ou melhor se chegar nas horas necessarias para o desenvolvimento, e depois basta vc multiplicar pelo preço da hora!!

Não sei em quanto esta o preço por hora de desenvolvimento por programador, mas creio que esteja mais ou menos entre R$ 50,00 e R$ 100,00 por programador por hora!!!

Faça um calculo e tenha uma base, é claro que estou fazendo tudo por cima, só pra se ter uma ideia!!!

suponhamos entao:

2 programadores trabalhando 8 horas por dia durante 3 meses a 50,00 a hora

16x7x4x3 x R$ 50,00  = 67.200,00
Fabricio_Cozer_Marti

Com certeza com esse valor não dá pra cobrir os custos desse projeto.
:arrow: Busca de conteúdo dentro de documentos, quando você tem uma base de dados grande, pode ser um caos se você não possuir um bom framework para isso

:arrow: Esse transmitir em tempo real, é ao vivo ? pq se for, isso também não é trivial assim.

Pelo que vi o sistema não vai ter muitas regras de negócio complexa, só a iteratividade com o usuário que deve ser forte.

Se a maioria da equipe for formada por estagiários, pode até que esse valor seja realista, ou também se eles querem fidelizar o cliente, esse valor é justificado.

Kenobi

Fabrício Cozer Martins:
Com certeza com esse valor não dá pra cobrir os custos desse projeto.
:arrow: Busca de conteúdo dentro de documentos, quando você tem uma base de dados grande, pode ser um caos se você não possuir um bom framework para isso

:arrow: Esse transmitir em tempo real, é ao vivo ? pq se for, isso também não é trivial assim.

Pelo que vi o sistema não vai ter muitas regras de negócio complexa, só a iteratividade com o usuário que deve ser forte.

Se a maioria da equipe for formada por estagiários, pode até que esse valor seja realista, ou também se eles querem fidelizar o cliente, esse valor é justificado.

Sinceramente nem com estagiários se chega nesse valor. Mesmo porque há o risco do projeto, gerência, custos operacionais entre outros.

Para se chegar ao valor aproximado de um projeto, deve ser utilizada alguma métrica de mensuração como FPA, UCP entre outras.

Falando um pouco mais de FPA, você vai determinar em cima dos requisitos, quantos pontos de função a aplicação possui e seus intens de influência.

Com isso ajusta-se e baseada numa metodologia como Cocomo2, você consegue ter o prazo de produtividade mês. Cada equipe tem uma evolução e uma velocidade de resolução de FPAs.

Existem alguns estudos para algumas plataformas e java fica em torno de 6 a 15 FPA hora homem, cada equipe tem seu rítmo.

Após isso,você chega ao montante de horas que serão necessárias ao projeto e faz o cálculo x valor homem + % custos operacionais inerentes ao projeto.

Com isso você tem somente o custo. Atribuição de margem de lucro é outra história.

Isso pq num sistema desse com flash integrado, nem estamos falando de profissionais que dominam ActionScript, direção de arte - arquiteto de informação, que aí o valor é bastante subjetivo.

Sinceramente, acho muito barato 9 mil … se fosse pela minha consultoria, iria começar a brincadeira nuns 70 mil.

Se fosse falar em sistemas de ContentManagement, seguindo alguma especificação de repositório de informações como JSR-170, motor de indexação, e tudo mais… vai pra casa dos 100mil fácil.

PS: Se os caras fizerem direito o projeto, mande o contato pra mim, me interessa e muito tercerizar com eles … :slight_smile:

Criado 3 de abril de 2006
Ultima resposta 3 de abr. de 2006
Respostas 11
Participantes 11