Duvida sobre Promoção no trabalho

Salve Galera! Considerando a possibilidade de uma promoção, na qual “competem” dois Desenvolvedores com habilidades técnicas equivalentes e que igualmente tenham trazido soluções que ajudaram a equipe. Porém, um deles tem curso superior, mas o outro tem mais habilidades de Soft Skils. Quem vocês acreditam que teria mais vantagem nessa “disputa”?

Ofereça mais contexto. Esse é um cenário real ou uma situação hipotética? Pois, do jeito que está, parece que a pergunta é “diploma vale mais ou menos que soft skills”?

Na minha opinião, esse é um cenário extremamente limitado e pouco realista. É quase impossível chegar a um ponto em que ambos candidatos são idênticos em tudo, exceto esses 2 critérios (ainda mais que soft skills são mais complicadas de avaliar objetivamente). Muito antes de chegar a esse ponto, provavelmente serão discutidas outras coisas, como percepção dos superiores e dos pares, e mesmo valor pro negócio (quanto $$$ a solução da pessoa X gerou ou economizou).

Também é preciso definir melhor soft skills, pois esse é um termo abrangente para várias coisas, desde comunicação, liderança, firmeza nas decisões, abertura à novas ideias, etc. E praticamente todas pessoas tem algum grau de soft skills, então não é algo que uma pessoa simplesmente não tem, apenas é percebido como menos desenvolvido em uns que em outros.

Abraço.

Valeu pela resposta e desculpa por demorar pra voltar aqui e esclarecer melhor.
Acredito que seu olhar na pergunta tenha sido tão superficial quanto a pergunta em si, que justamente por ser superficial já deve se presumir que é hipotética >> “Considerando a possibilidade”. Mas vou esclarecer.
Os candidatos não são idênticos em tudo, mas em relação as necessidades da “Empresa”, apresentam sim equivalência, pois nenhum deles tem habilidades TÉCNICAS uteis que supere a habilidade do outro em relação as tecnologias utilizadas pela “empresa”, ou seja, a possibilidade de que um seja superior ao outro em habilidades é altamente possível, mas não faz diferença no Momento em que se encontram, mas talvez façam, futuramente. Em relação as Soft Skills, eu não disse que um dos possíveis candidatos tem zero de Soft Skills, e consideremos como Soft Skills, tudo o que o conceito engloba em relação ao ambiente corporativo, independente da área de atuação. Pois existe um certo padrão de comportamento que já demonstra grande parte das habilidades que você citou em relação às Soft Skills. Uma pessoa mais carismática que exerce influência na equipe, geralmente não é um excelente ouvinte, mas por ser mais aberto costuma ser mais consultado, e ajuda os novatos a se adaptarem melhor à equipe, ainda que não colabore muito tecnicamente. Mas existem também aqueles que costumam ser mais discretos, tem carisma, mas procuram não tentar chamar atenção o tempo todo, também é muito consultado e costuma ajudar em questões técnicas, se dispõe a tirar duvidas em horários desagradáveis numa boa, e tem muito respeito da equipe. Lembrando que estou procurando exemplificar padrões de comportamento que não estão relacionados aos “candidatos” em questão, mas reforçando que em um deles é mais explicita sua capacidade de se relacionar, ainda que os dois tenham características comportamentais parecidas tais como as que citei. Agora voltando a hipótese. Em relação as soluções, bom, essa é uma questão com certeza mais variável, porém, tais valores não estão limitados a dois eventos únicos onde cada um trouxe apenas uma solução, mas sim algumas, que colocando na balança não tem grandes diferenças de valor $$$, e não se limitam a soluções que trouxeram lucro, pois isso é relativo. É possível que determinadas soluções estejam relacionadas a logística e tragam lucro ou economia a longo prazo, o que seria difícil mensurar de forma imediata. E dessa maneira também seria considerada, mas de forma relativa, ainda que positivamente. Considerando esses fatores, que são os mesmos da questão “extremamente limitada”. É possível levar em consideração como fator decisivo ter Soft Skills mais destacadas, ou ter curso superior?