Dúvida sobre qual framework usar (GWT/OpenLaszlo/JSF)

Ola a todos,

Estou fazendo um pequeno sistema onde quero uma interface visual legal, estou em dúvida em qual framework usar, estou usando para a persistencia o Hibernate, qual dos frameworks abaixo se sai bem na opiniao de vcs:

Openlazlo;
GWT;
JSF

Ola Paulo,

A dois anos e meio que uso Adobe Flex, e em quisito de apresentaçao ele é impressionante! a interface é muito boa e voce conhecendo um pouco de photoshop pode costumizar a apresentacao de qualquer componente, ele gera um swf... ou seja, sua camada de apresentacao ira rodar no flash player, mas vale a pena conferir, ele so é um pouco mais trabalhoso que outros pois voce tem que usar um framework para integrar ele como java, por exemplo o mais usado é o Blaze Data Services, foi algo desenvolvido pela adobe com intuito de ser compativel com diversas linguagens, e ser focado na camada de apresentacao, entao existem frameworks para integrar ele com java, com .net... etc... dentro do quisito visual, ele até hoje dos varios e varios frameworks que vi com o mesmo objetivo, é o melhor e mais maduro, todos os sistemas que desenvolvo uso ele.

Abraços

André Martins

Adobe Flex na veia!!

Eu tambem trabalho com flex, e em questão de visual e produção ele é dez.

Voce pode integrar com Java. E tambem nao é complexo de aprender.

Meu voto, vai para flex (para sistemas), por mais que nao esteja na sua lista.

Abraço

So um detalhe, ele é pago?

O SDK é gratuito já o plugin para o eclipse é pago mas tem a opção de usar por 60-90 dias

No trabalho para web com Java eu uso uma implementação do JSF, porém se você tiver a liberdade de escolher qual usar, lhe informo a respeito do Flex, já que esse é muito bom e muito mais prático.

Por que o Flex é melhor do que o JSF para projetos de sistemas web? (minha mera opinião):

• Portabilidade, sabendo que de uma forma implementando os seus scripts mxml, eles serão gerados em flash que rodam da mesma forma visual independente do SO e do browser utilizado.

• Maior facilidade de construção da interface gráfica e da interação entre os Widgets (componentes gráficos) e suas ações e eventos.

• Poderosa ferramenta Flex Builder.

• Como o objetivo é camada visual, o flex pode interagir com outras linguagens além do Java.

Sem dúvida vá de Flex, vendo os prós e contras de cada um, é difícil dizer qual consegue hoje em dia bater o Flex.

Calma, não é assim também. O certo é você ver se você realmente precisa de Flex ou se o JSF bem basicão já vai dar conta.
Flex é bom em vários sentidos, mas se você não souber usar… Vai acabar detonando algo que com JSF ficaria muito melhor.
Procure fazer um levantamento das duas tecnologias (principalmente dos prós e contras de ambas) e veja qual se ‘adequa’ melhor ao teu projeto.

Adobe Flex é uma solução mais robusta para o desenvolvimento de Apps via Web. Tanto em opções para o uso em sua app como em usabilidade final para o usuario dela.

Raramente vejo projetos que não podem ser desenvolvidos com Flex via web a nivel de app´s :wink:

Por acaso esses amigos acima que tanto falam de Flex, conhecem o poder do GWT e OpenLaszlo ?

Por acaso sim, e por isso a escolha do Flex.

SDK opensource, o que é pago é a IDE, nada diferente de muitas IDEs para Java (meu backend atual).

Ou seja, você(empresa) pagar cerca de U$200.00 e me proporcionar uma ferramenta RAD para o desenvolvimento WEB, que roda em qualquer navegador desde que tenha o flash player (apenas 98% dos pcs no mundo tem ele instalado) e eu não precise me preocupar com navegador, versão do navegador, js, jquery, jXXX, já é o suficiente.

O OpenLaszlo começou com tudo, testei ele bastante, mas sem uma IDE RAD para desenvolver com a velocidade que temos que ter hoje, não dá.

Sem contar que ele se propoe a usar a VM FlashPlayer, porque não usar a tecnologia de quem faz a VM do FlashPlayer?

Abraços

Além de que eu achei muito pouco material. No começo (3 anos atrás, acho que) achei bem legal, mas depois nunca mais ouvi falar.

Se você estiver falando da minha pessoa também, releia o que eu escrevi. Flex é ótimo. 11 numa escala de 0 a 5. Gosto muito de trabalhar com a tecnologia, mas nunca descartei o uso de JSP e ASP.Net, por exemplo. Se eu tiver que optar por alguma tecnologia sem saber o que o sistema vai ter, fica difícil (provavelmente iria de Flex porque é aquela que eu sei que dá pra fazer MUITA coisa).

dentre as opções que você ofereceu eu ficaria com gwt, é um framework poderoso, fácil de usar, e há bibliotecas open source com muitos widgets prontos. O adobe flex é uma boa escolha, mas a ide é paga como o pessoal falou.

E qual o problema da IDE ser paga?

Não vejo problemas na ide ser paga, mesmo pq já utilizei a ide do flex em um pequeno projeto da faculdade e achei muito boa. O ponto a ser analisado é se o projeto que ele está começando cubra o investimento na ide. Já estive na mesma situação que ele se encontra, dei várias opções inclusive do flex, e foi feita a opção pelo gwt e outros frameworks.

Obviamente que se voce for fazer um projeto e não puder nem pagar a IDE com ele a coisa complica, porem, existem opções gratuitas para o desenvolvimento do Flex. Uma delas é o Flash Developer.

Como foi dito, o Flex ganha e muito em produtividade pelo fato do FlexBuilder ser muito prático para desenvolver. Porem, o SDK é open-source e o compilador também, ou seja, mesmo sem o FlexBuilder você pode desenvolver utilizando Flex sem problema algum. É só querer.

Abraços