Dúvida sobre qual linguagem investir [RESOLVIDO]

Olá pessoal,

Sou iniciante em programação, tenho dúvidas sobre qual linguagem investir. Me refiro a linguagens para ingressar em empregos fixos e desenvolver projetos como freelancer.

[quote=jonathanleal]Olá pessoal,

Sou iniciante em programação, tenho dúvidas sobre qual linguagem investir. Me refiro a linguagens para ingressar em empregos fixos e desenvolver projetos como freelancer.[/quote]

Jonathan, comecei a programar no meio do ano passado. E pesquisando as Linguagens preferi e me adaptei melhor ao java.

Mais minha ideia é aprender 1 completamente, e dependendo da necessidade de mercado, eu passaria para outra…

Acho que vale a pena investir em uma, e esta creio eu ser o Java.

Espero ter ajudado!

freelancer = PHP.
emprego fixo = java/c#.

Pois é, eu iniciei com java agora na faculdade, to gostando bastante. Tenho dúvidas também sobre qual ramo ir, WEB, DESKTOP ou MOBILE…

atualmente tem mais vagas para web.

Cara,
cada um é cada um,
mas eu sugiro que você aprenda bem Java (JSE),
depois um pouco para Desktop (Swing), um pouco mobile (JME) e depois
se especialize para Web (jsp,servlets,jsf,hibernate).

Com certeza, não faltará emprego.

Veja o indice da TIOBE (10 ultimos anos) e e no site de netcarreiras.com.br

Acredito que o mercado está aquecido, há muitas vagas, porém falta profissionais mais bem qualificados.

O interessante é agregar na formação cursos tanto de uma linguagem de programação quanto de idioma também, e muito importante estágiar na área.

Vejo poucas oportunidades para recém formados, muitas empresas estão dando preferências para profissionais com expêriencia mesmo que minima, e a falta de um estágio na área acaba pesando.

Obs.: Isso se aplica para profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho.

Java e .net está com vagas pra caramba. Foca em algum deles.

Veja oq vc gosta mais. [=

[quote=jonathanleal]Olá pessoal,

Sou iniciante em programação, tenho dúvidas sobre qual linguagem investir. Me refiro a linguagens para ingressar em empregos fixos e desenvolver projetos como freelancer.[/quote]

Acho que o mais recomendável é começar como estagiário, dando um passo de cada vez, acho que esse início, mais seguro de onde vc está pisando, é muito importante. Para conseguir vagas de estágio vc precisar estar matriculado numa faculdade, o que nós leva a um ponto muito importante, por mais que muitos profissionais achem que um diploma de curso superior não forma prossifinal, e em alguns pontos é bem verdade, atualmente o mercado tem exigido, praticamente todas as vagas para desenvolvimento pedem curso superior completo ou em curso, algumas empresas levam isso muito a sério e só contratam profissionais graduados.

O resto é como os amigos postaram, Java e .NET(principalmente usando C#), estão em alta no mercado.
Analisar o nicho de mercado que vc quer atuar também é válido.

INTÈ!

Comece pela base.

se vc vai trabalhar pra web (99% de certeza), aprenda html, css, javascript e jquery, disso NINGUÉM que trabalha pra web escapa!

Depois, pra freelancer, recomendo ABSOLUTAMENTE php, pra emprego fixo, Java.

Microsoft… Não faz meu tipo, não curti quando usei, mas vale a pena tb, porém veja o seguinte: .net vs java, no mesmo cargo, paga menos.

Java Web

Cara independente da linguagem que escolher, atualmente dois ramos são mais notados no mercado: Web e Mobile.

Desktop esta cada vez menos utilizado.

E outra dica que recomendo é o seguinte, não fique preso a uma única linguagem, seja um programador poliglota!!
Hoje em dia dificilmente um cara sobrevive no mercado se especializando apenas em uma tecnologia, pq o mundo de TI é constantemente mutável.

O mais legal é você ter noção intermediária em algumas linguagens de mercado, deixando se especializar apenas quando surgir a necessidade no decorrer do trabalho, pois provavelmente você encontrará facilmente empresas de cultura multi-disciplinar, ou seja, que exigirão de você conhecimento em várias linguagens e tecnologias.

Ainda mais no seu caso que pretende tanto trabalhar fixo como freelancer.
Eu tbm sou freelancer e sou obrigado a entender pelo menos um pouco entre algumas linguagens pois considero elas como ferramentas e cada ferramenta é boa para resolver um determinado problema.

Mas já que você esta começando é claro que não irá aprender várias linguagens ao msmo tempo, então pelo menos na minha humilde opinião, digo o seguinte:

Java, C# ou C++ são consideradas as linguagens que mais lidam com complexidades, que mais possuem ferramentas e frameworks para estudar, então logo será uma grande caminhada nos estudos, porém o lado positivo disso é que facilmente um programador que obtem boa experiência em uma dessas linguagens terão facilidade em aprender outras linguagens como Python, Javascript (Node.js), Ruby On Rails ou PHP com o passar do tempo.

Digo isso porque Java, C#, C++ possuem diversos frameworks e o principal de todos: diversos Design Patterns e boas práticas de desenvolvimento que enriquecerão sua jornada como programador.

Boa sorte em sua escolha!

cara, tem tanta linguagem interessante.
Se tá começando, poderia ser até javascript, que roda no navegador. Pelo menos para aprender o basico. If, else, while, for, do while…
Uma linguagem que tenho visto é Python.
É bem interessante.
Comecei a me interessar pelo python porque o Blender tem essa opção.
Mas depois vi que até no live CD do linux vc consegue executar codigos em Python.
O Python permite que vc execute o codigo compilado ou não compilado (Interpretado)

Outra linguagem é o Java para mobile. JME.
Não sou fan de celulares, mas sinto que vou acabar descambando para esse rumo também por questões de demanda.

Se vc usa windows, o C# tambem é bem interessante.

Obrigado pessoal pelas dicas. Na verdade criei esse tópico para me posicionar mais sobre o início de um profissional, e nada melhor que opiniões de pessoas que possuem experiência para me auxiliar. Vou me apresentar um pouco a vocês, até pra vocês entenderem o por que da pergunta do tópico.

Tenho 20 anos, sou formado em Técnico em Informática, na verdade concluí todas cadeiras presenciais já, e estou procurando um estágio na área de desenvolvimento para iniciar meu TCC. No início desse ano, iniciei o curso de Ciência da Computação na Universidade do Vale dos Sinos(UNISINOS). Contudo desejo ingressar na área de programação, possuo conhecimento básico nas linguagens JAVA, C#, C, C++, PHP. O que foquei mais foi a lógica de programação que hoje em dia está me ajudando muito na resolução dos problemas e desafios na faculdade e no dia a dia. Tenho dois anos de experiência na área de suporte de informática. Hoje trabalho em uma empresa de hospedagem de sites, onde presto suporte aos produtos da empresa. Vim por meio deste tópico esclarecer dúvidas referente as linguagens e vagas na área de programação em si.

Outra coisa que vejo como uma dificuldade para ingressar nessa área, tanto em vagas de estágios ou efetivo é a falta de experiência nessa área. Muitas empresas desejam um conhecimento avançado do estagiário, mas querem pagar uma bolsa-auxílio incompatível com as atividades que o estagiário irá exercer. Me digam se concordam comigo ou não.

Você acha que uma pessoa que tem conhecimento em Java ou C#, OO, Design Patterns, JS, Jquery, Oracle, AJAX, Banco de dados vai querer estagiar recebendo uma Bolsa-auxílio de 600 à 800 R$?

Acredito que não em todas, mas na maioria das empresas está faltando uma preocupação com a evolução do estagiário. No meu ponto de vista não acho vantajoso você contratar um desenvolvedor sênior para desenvolver projetos à longo prazo. Contrataria um estagiário ajudaria ele a evoluir no quesito que a empresa precisa.

Essa é minha opinião pessoal, não penso desta forma porque não trabalho como desenvolvedor ou algo do gênero. Mas até em outras áreas também vejo essa mesma dificuldade.

Grande abraço, sou iniciante no fórum e estou bem feliz com a recepção das pessoas aqui.

[quote=jonathanleal]Obrigado pessoal pelas dicas. Na verdade criei esse tópico para me posicionar mais sobre o início de um profissional, e nada melhor que opiniões de pessoas que possuem experiência para me auxiliar. Vou me apresentar um pouco a vocês, até pra vocês entenderem o por que da pergunta do tópico.

Tenho 20 anos, sou formado em Técnico em Informática, na verdade concluí todas cadeiras presenciais já, e estou procurando um estágio na área de desenvolvimento para iniciar meu TCC. No início desse ano, iniciei o curso de Ciência da Computação na Universidade do Vale dos Sinos(UNISINOS). Contudo desejo ingressar na área de programação, possuo conhecimento básico nas linguagens JAVA, C#, C, C++, PHP. O que foquei mais foi a lógica de programação que hoje em dia está me ajudando muito na resolução dos problemas e desafios na faculdade e no dia a dia. Tenho dois anos de experiência na área de suporte de informática. Hoje trabalho em uma empresa de hospedagem de sites, onde presto suporte aos produtos da empresa. Vim por meio deste tópico esclarecer dúvidas referente as linguagens e vagas na área de programação em si.

Outra coisa que vejo como uma dificuldade para ingressar nessa área, tanto em vagas de estágios ou efetivo é a falta de experiência nessa área. Muitas empresas desejam um conhecimento avançado do estagiário, mas querem pagar uma bolsa-auxílio incompatível com as atividades que o estagiário irá exercer. Me digam se concordam comigo ou não.

Você acha que uma pessoa que tem conhecimento em Java ou C#, OO, Design Patterns, JS, Jquery, Oracle, AJAX, Banco de dados vai querer estagiar recebendo uma Bolsa-auxílio de 600 à 800 R$?

Acredito que não em todas, mas na maioria das empresas está faltando uma preocupação com a evolução do estagiário. No meu ponto de vista não acho vantajoso você contratar um desenvolvedor sênior para desenvolver projetos à longo prazo. Contrataria um estagiário ajudaria ele a evoluir no quesito que a empresa precisa.

Essa é minha opinião pessoal, não penso desta forma porque não trabalho como desenvolvedor ou algo do gênero. Mas até em outras áreas também vejo essa mesma dificuldade.

Grande abraço, sou iniciante no fórum e estou bem feliz com a recepção das pessoas aqui.[/quote]

Amigo, também estou no início dessa longa caminha rumo ao consolidação no mercado de trabalho, por isso acho que irei te ajudar muito pouco, mas lá vai.

Quanto a bolsa-auxílio do estágio geralmente elas são baixas, e quanto menos experiência efetiva na área, ou seja, com desenvolvimento, mais díficil fica de conseguir as boas vagas de estágio, porém como o nome já diz é bolsa-auxílio, e não salário, claro que ninguém quer trabalhar de graça, mas acredito que durante essa fase inicial nós devemos escolher o estágio pensando em experiência e conhecimento, a bolsa-auxílio deve ficar em segundo plano. Acho que é nessa fase inicial que irá definir o tipo de profissional que seremos lá na frente, enfim, acredito que vale o sacríficio.

Concordo plenamento com a sua visão de planejamento para estagiários, mas infelizmente não é assim que funciona, ou pelo menos não totalmente, algumas empresas podem até ter um plano de treinamento bem definido, mas elas esperam que o estagiário também produza, afinal as empresas ganham dinheiro produzinho e não ensinando.

Você listou conhecimentos básicos em muitas linguagens, qual seria a sua definição de básico? Talvez isso pode estar um pouco confuso no seu currículo, não sei se seria o caso, mas talvez citar conhecimentos acadêmicos, ou definir melhor o que vc sabe em cada linguagem seria bom.

No mais boa sorte na sua caminhada.

INTÈ!

Eu concordo com o Jonathan sobre o estágio. Tudo bem q as empresas esperam q todo funcionário seja produtivo, mas ao meu ver o principal objetivo do estagiário é aprender e não produzir. E claro q todo funcionário tem responsabilidades, mas o estagiário deve ser o com a menor responsabilidade dentro da empresa, até pq ser estagiário pressupõe falta de experiência.
Eu acho q muitas empresas procuram estagiários ou trainees com um bom conhecimento, para q atenda a demanda da empresa d forma eficiente, e assim a empresa tem um gasto menor com funcionário.
Não são todas, mas acho q muitas fazem isso.

Estude o mercado na sua região e aprenda aquela linguagem que te dará um emprego.

Depois que tiver empregado, estude o que quiser.

Acho que todos passamos por isso no início da carreira, mas se tem uma coisa da qual me arrependo quando comecei (até por falta dessa orientação), foi de não ter corrido atrás de me envolver em Projetos Open Source para complementar currículo e aprender o inglês em sua forma plena.

Carregar esses 2 itens no currículo é valioso.

O Primeiro conta como experiência de Programação sem sombra de dúvida, o problema é que como estamos nos formando e querendo focar em grana, isso se torna dispensável nesse momento (pelo menos assim pensava eu). Mas estamos errados. Participar de Projetos, dependendo do Projeto, abre portas para vagas de emprego. É quase um estágio ou até mais do que um estágio.

O segundo, nem preciso falar né ? Tem gente querendo contratar quem sabe inglês, a Tecnologia usada eles treinam.

Como não posso voltar atrás, hoje estou correndo atrás dos 2, mais por questão pessoa mesmo, ambos só tendem a somar no currículo.

Abs []