Dúvida sobre Request e Response. posso ter os dois na mesma classe?

Oi.

Sou iniciante em programação para web e estou aprendendo servlet. Minha dúvida é:

  • Fiz um formulário em html onde recebo alguns dados e repasso para um servlet.
  • Este servlet lê estes dados e mostra.
  • Agora que vem a minha dúvida: Como posso fazer para enviar uma resposta para o usuário. dizendo que os dados estão OK? Crio um ResponseServlet? na mesma classe
    do resquest? ou da classe deste request, que recebeu o formulário, eu chamo o servlet que enviará a resposta?

Não sei se fui claro.

Olá rsaforuns,

Na verdade você sempre terá os dois.
Observe os parâmetros dos métodos da Servlet, todos os métodos para fazer o tratamento da requisição vão ter os parâmetros HttpServletRequest e HttpServletResponse.

Independente de você estar usando o doPost, doGet, service, etc.

Com o HttpServletRequest você trata a requisição que o usuário fez (recebe parâmetros, lê possíveis cookies, número da sessão, etc),
e com o HttpServletResponse você diz como será o retorno para o usuário (irá redirecionar para outra Servlet, enviar para algum Jsp, escrever a responsta na própria Servlet, etc).

Caso não seja essa a dúvida, eu tenha esquecido alguma coisa ou surgir outra dúvida só postar de novo que no que eu puder eu ajudo.

Abraços.

Valeu pela explicação.

Outra dúvida. Recebi os dados no servlet, se eu desejar fazer um calculo com os dados e mostrar novamente no formulário. Eu posso?