Dúvida sobre request no Struts

6 respostas
felipehand

Galera,
Sou meio babaca com framework e etc… Gostaria de saber o seguinte:

• Se, por exemplo, ao fazer uma requisição de listagem de clientes a aplicação irá fazer um “GET”, correto? Ai, o Action ira fazer a lógica de negocio e irá retornar um List<Clientes>, ok?
    -Agora pq essa List é armazena no request e não no response???

Eu sei que pode ser armazenada em outros lugares, em session por exemplo…Mas pq request???

Eu desenvolvi 2 linhas de raciocinio de que: o response funciona no lado do servidor, entao a list ficaria fora do contexto do jsp.

OU

É por causa das camadas do request… uma analogia porca: em uma camada vai a pergunta, e na volta tera uma camada para a resposta.

Se estiver confuso galera, me perdoem tentei explicar o maximo possivel.

Agradeço desde já.

6 Respostas

renatosilva

Do ponto de vista da JSP que irá exibir o resultado da action, a lista é um parâmetro da requisição encaminhada pela action. Além disso você não envia parâmetros, principalmente os objetos Java, como resposta ao cliente. Tecnicamente seria possível, mas vai contra a lógica né.

felipehand

É que minha lógica está limitada…tipo a página faz um request e o servlet faz o response…
entao teoricamente esse response entra no contexto da jsp como dados…
Mas você diz que não é assim…
Poderia me explicar melhor??? Eu realmente não formei o fluxo em minha mente.

renatosilva

Por que você não posta seus códigos?

felipehand

Não tem código é uma duvida de conceito

renatosilva

Então não sei como explicar melhor.

J-Chist

Não sei se vai esclarecer sua dúvida, mas vamos que vamos:
o ciclo de vida de um request dura da chegada da requisição ao action até o término do envio da resposta para o cliente, por isso esse objeto request é utilizado para compartilhar os valores que pertencem a uma mesma requisição (ida e volta).
Acho que a grande dúvida conceitual nasce a partir do momento em que se imagina que se há um objeto request e um response, o objeto request morre quando chega na action e a partir daí só o response volta pro cliente. Mas não é assim que acontece (eu acho até que faria mais sentido se fosse assim).

O response, ao menos quando se programa direto em Servlets, sem frameworks, pode ser usado para gerar conteúdo que o browser deve interpretar (como um conteúdo html, uma imagem, um pdf), e também pra redirecionar a aplicação para outra página

Criado 18 de setembro de 2009
Ultima resposta 25 de set. de 2009
Respostas 6
Participantes 3