Dúvida sobre RIFE FRAMEWORK

5 respostas
Ticianne

Queridos JavaPartners

estou com algumas dúvidas sobre o framework RIFE, um dos Web Application frameworks que estou abordando em um artigo.

Dada a seguinte definição, que retirei da página do próprio (http://rifers.org):

Creio que alguém que já tenha utilizado este framework poderá me esclarecer algumas coisas sobre essa definição do RIFE…

[color=darkred]1 - Porque ele é dito “de pilha completa”?
2 - quais são os toolkits que ele disponibiliza?
3 - que tipos de “declaração e definição” ele se refere quando diz que seguramente cada uma delas é manuseada em uma parte do código?[/color]

Vamos lá, por favor, deem sua preciosa ajuda. :smiley: :smiley: :smiley:

5 Respostas

saoj

Assim como o Mentawai e o RoR, o Rife é full-stack. Ele abstrai e/ou resolve todos os problemas de uma aplicação web. Quais são esses problemas? Autenticação, Autorização, Pool de Conexão, Tags, Envio de Email, blah, blah, blah, blah, etc.

Por exemplo? Como vc faz IoC com Struts? Provavelmente vão te recomendar o Spring. Como vc faz pool de conexões? Vão de recomendar C3P0. Como vc envia email? Fácil, usa o Commons Email. E por aí vai, até o seu projeto virar uma salada de frameworks. Salada de framework = complexidade desncessária = http://en.wikipedia.org/wiki/Rube_Goldberg_machine

No Mentawai, e provavelmente no Rife tb, ele já te dá um container de IoC, abstrai o pool de conexões dentro dele, o envio de email e todo o resto. Ele não te “joga” para qualquer outro framework que faça isso. Isso é ser full-stack.

O Rife é component-based. Mentawai e RoR são action-based. Me parece que o Rife não pegou. Escuto pouca coisa sobre ele…

Ticianne

Ok, muito esclarecedor, saoj, [color=violet]obrigada[/color]!!

E quanto a isso, alguem mais pode dar uma luz?

2- quais são os toolkits que ele disponibiliza?

3 - que tipos de “declaração e definição” ele se refere quando diz que seguramente cada uma delas é manuseada em uma parte do código?

Ticianne

Só esclarecendo uma coisa…
RIFE na verdade é um framework híbrido de component-based e request-based
:slight_smile:

[color=darkred]E então, alguém dá uma luz sobre as outras perguntas?[/color]

Ticianne

Ok, problema resolvido.

A quem interesse, segue o resumo sobre o RIFE, que consta na minha pesquisa:

RIFE - é um framework de aplicações web de pilha completa, isto é, abstrai ou resolve todos os problemas de uma aplicação web, tais como autenticação, autorização, pool de conexão, tags, envio de email etc. que ppossuindo ferramentas e APIs para implementar as essas funcionalidades web mais comuns. Cada um desses toolkits de implementação de serviços web é utilizável sozinho, porém, juntos oferecem funcionalidades integradas que aumentam a produtividade. Isto simplifica a tarefa do desenvolvedor, reduzindo a replicação de código, reforçando a consistência e facilitando a manutenção.

Ticianne

Obrigada pela ajuda!

Criado 9 de junho de 2009
Ultima resposta 10 de jun. de 2009
Respostas 5
Participantes 2