Dúvida sobre segurança do certificado digital

5 respostas
O

Boa tarde !

Estava estudando sobre os certificados digitais e fiquei com uma dúvida.

O meu Internet Explorer mostra que o certificado da “Autoridade Certificadora Raiz Brasileira v1” é válido.

Porém, queria saber como posso verificar pessoalmente e manualmente que esse certificado é realmente válido …

Em outras palavras, se eu quiser a cadeia de certificados da ICP-Brasil, basta entrar no site http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/RepositoriodaACRaiz, baixar e instalar os certificados. Mas e se um hacker conseguir substituir os arquivos, mesmo assim, não há perigo ?

5 Respostas

E

Ele não precisa hackear o site da ITI (que se não me engano, fica em uma sala-forte em Brasilia, em algum lugar incerto e não sabido, talvez do lado da sala de café da Dilma). Basta ele hackear um servidor DNS que já faz bastante estrago

O

Olá, entanglement … valeu por responder, porém a minha dúvida continua …

Eu entendi que através do certificado raiz do ICP-Brasil posso garantir a validade de todos os demais certificados …

Porém, como eu consigo garantir, ter a certeza de que o certificado raiz que possuo é realmente o original ???

Outra: através desse certificado raiz, como verifico manualmente a validade dos demais certificados ?

E

ono.leo:
Olá, entanglement … valeu por responder, porém a minha dúvida continua …

Eu entendi que através do certificado raiz do ICP-Brasil posso garantir a validade de todos os demais certificados …

Porém, como eu consigo garantir, ter a certeza de que o certificado raiz que possuo é realmente o original ???

Outra: através desse certificado raiz, como verifico manualmente a validade dos demais certificados ?

O ponto fraco é realmente a parte do certificado-raiz. Se você tiver uma máquina onde qualquer um pode instalar um certificado raiz qualquer, um abraço.
Em alguns browsers (como o IE) o certificado-raiz do ICP-Brasil vem junto com o browser, portanto se você garantir que ninguém instalou um certificado raiz qualquer para substituir o original, então você estará um pouco mais seguro.

Para checar a validade dos demais certificados, procure por “cadeia de certificação” ou “certificate chain”.

G

a pergunta é?

o q valida o certificado raiz?

exemplo:

o certificados funcionam em cadeia.

CerificadoRaiz>Gera/Assina CerificadoA;

CerificadoA>Gera/Assina CerificadoB;

CerificadoB>Gera/Assina CerificadoC;

etc.
então pra saber se CerificadoC é valido tem q usar a chave publica q tá em CerificadoB;

pra saber se CerificadoB é valido tem q usar a chave publica q tá em CerificadoA;

pra saber se CerificadoA é valido tem q usar a chave publica q tá em CerificadoRaiz;

e pra saber se CerificadoRaiz é válido?

creio q essa seja sua dúvida. correto?

lamento, mas essa tb é a minha. rsrs.

creio q CerificadoRaiz é validado por uma chave de dominio publico e temporariamente fixo.

mas vamos ver o q o pessoal fala.

O

Gilson, entanglement, obrigado pelas respostas !

Criado 19 de março de 2012
Ultima resposta 20 de mar. de 2012
Respostas 5
Participantes 3