Olá pessoa, Queria fazer um sistema web utilizando tecnologias front e back-end. Mas não sei qual utilizar. Alguém poderia me dar umas dicas de qual usar? tavo pensando em usar html5 com java(java normal, não javaScript pois tenho baixo conhecimento), é possivel isso? Ja fiz um sistema com flex e java, mas ficou meio pesado, por isso queria mudar, queria outras opnioes e tecnologias!! vlw galera!!
As vezes é bom dar uma pesquisada no fórum antes de perguntar, esse tópico que foi criado hoje acredito que seja o que você esta querendo, abraço.
A maioria aqui recomenda mais JSF com Primefaces. Mais um tópico que já existe vai te ajudar e é um caso do cara que usava Flex também, inclusive eu: http://www.guj.com.br/java/290624-diferencas-entre-frameworks-faces
Já para quem não gosta de component-based/JSF e prefere mexer diretamente com HTML como eu, pode ser mais legal algum framework action-based, Struts 2 é um deles, e para front-end eu particularmente prefiro Bootstrap ou JQueryUI.
Essas são as chaves de pesquisa básicas para você tomar suas decisões.
Se vc já usou Flex vai gostar do GWT (component based).
Se vc só conhece java e não conhece muito de javascript então html 5 é inutil para vc. Vc precisa de um framework que faça tudo para vc e vc só programe em java. O Vaadin (que usa o GWT por baixo dos panos. porque trabalhar direto com gwt não é muito produtivo) é uma boa opção para vc. Mas isto se seu site é muito orientado a formulario. Se for um loja talvez tenha problemas de performance para muitos usuários. Tem que levar isso em consideração para escolher a tec.
Se vc só conhece java e não conhece muito de javascript então html 5 é inutil para vc. Vc precisa de um framework que faça tudo para vc e vc só programe em java. O Vaadin (que usa o GWT por baixo dos panos. porque trabalhar direto com gwt não é muito produtivo) é uma boa opção para vc. Mas isto se seu site é muito orientado a formulario. Se for um loja talvez tenha problemas de performance para muitos usuários. Tem que levar isso em consideração para escolher a tec.[/quote]
Uma opção que venho achando bem interessante é a linguagem dart. Ela compila e gera javascript. A idéia é organizar hoje o que é o javascript para que você tenha os recursos de um compilador como depuração e mensagens de erro adequada. O javascript gerado é bem mais otimizado do que a gente consegue escrever na mão.
O google plus é desenvolvido com ela.
Isso é relativo. Vc pode ganhar tempo em algumas tarefas e perder em outras. Aqui nós somos extremamente produtivos com GWT… 
[quote=sergiotaborda]
Mas isto se seu site é muito orientado a formulario. [/quote]
Abobrinha. GWT é RIA e orientado a componentes, vc pode fazer qualquer coisa com ele, até monitoramento de frotas utilizando mapas e gráficos (como fazemos aqui).
[quote=sergiotaborda]
Se for um loja talvez tenha problemas de performance para muitos usuários. [/quote]
Abobrinha. A performance depende muito mais de quem faz do que da ferramenta utilizada. Além disso, o compilador do GWT otimiza as instruções de JS geradas.
Quanto ao Dart, eu considero promissor, porém ainda não tão maduro. Ainda não utilizaria para projetos grandes e que precisam sair do papel.
[quote=andre_salvati][quote=sergiotaborda]
… porque trabalhar direto com gwt não é muito produtivo…
[/quote]
Isso é relativo. Vc pode ganhar tempo em algumas tarefas e perder em outras. Aqui nós somos extremamente produtivos com GWT… 
Acho que vc não se atentou ao fato de eu estar falando do Vaadin , né ? E vc está ignorando que ser orientado a componente é irrelevante para performance , né ? Que o problema é o custo de criar a arvore e componentes a cada request e/ou mantê-la criada. O pessoal do Vaadin também diz que é muito rápido. A questão é se essa informação é de confiança.
Lá por vc é produtivo em GWT ou a sua equipe é, não torna todo o mundo produtivo. Aliás, se fosse assim tão bom, porque precisaria do Vaadin ? Tem algum nicho ai que ele está explorando, e acho que exactamente aquele das pessoas que não se querem preocupar com detalhes. O Vaadin faz um otimo trabalho em esconder a tec que ele usa e isso torna as coisas muito mais faceis para quem está começando.
E? :roll:
E?
Não é questão de ignorar. Vc pode fazer uma carroça com GWT ou com JSF. Vc pode fazer um avião com GWT ou com JSF.
Aliás, vc já esteve em algum projeto utilizando GWT ou Vaadin?