Dúvida sobre SOA

3 respostas
S

Pessoal, em alguns dias estarei iniciando o desenvolvimento de uma fachada SOA para expor algumas funcionalidades da minha aplicação como Serviço, eu já tive experiencia em desenvolver uma aplicação consumindo serviços mas não o contrário.

Minha dúvida é: Se eu tenho um serviço que irá possuir duas interfaces, quem é que vai fazer o controle disso, a fachada que eu vou criar ou o ESB?

Não sei se é a fachada que vai interpretar a request do serviço e fazer o mapeamento na funcionalidade adequada (Referente a Interface) ou o ESB vai interpretar isso e já fazer o mapeamento para a minha fachada?

Outra coisa, gostaria que me recomendassem livros sobre SOA, pois a nível conceitual e teórico sei pouco.

Abraço

3 Respostas

peerless

Oi, antes de mais nada é necessário reconhecer a nova onda de SOA: SOA como serviços em um nível acima da tecnologia. Obviamente precisamos da tecnologia para implementar estes serviços e esta tecnologia dependerá muito da necessidade da sua empresa, pois não existe uma bala de prata, por exemplo “use o SOA Suite e seus problemas com SOA estão resolvidos”, não; “SOA só funciona com ESBs”, também não; “É necessário ter BPM orquestração, coreografia …”, talvez não. Estude os principios de SOA, escritos por um autor que talvez lhe interesse.

Agora, se a intenção é expor serviços para comunicação ponto a ponto, sem problemas. Só não chame isso de SOA. Recomendaria também pesquisar um pouco a respeito de arquiteturas baseadas em RESTful.

A

Comece expondo servidos e conectando outros sistemas neles e com o tempo surgirão necessidades e talvez você possa evoluir para alguma arquitetura SOA. Eu recomendo o livro Oracle SOA Suite 11g R1 Developer’s Guide (http://www.amazon.com/gp/product/[telefone removido]/ref=pd_lpo_k2_dp_sr_3?pf_rd_p=[telefone removido]&pf_rd_s=lpo-top-stripe-1&pf_rd_t=201&pf_rd_i=[telefone removido]&pf_rd_m=ATVPDKIKX0DER&pf_rd_r=1T7RFEPCM1MGSFJ8ZJER)

Ele dá um bom overview de SOA além de você poder iniciar com uma ferramenta que tá sendo bastante utilizada no mercado.

khaoz

Eu tenho esse e um outro livro do SOA Suite tb.

É SOA porém focado no produto Oracle. Não sei se já começar nos livros do Thomas Erl, que tratam de forma mais abrangente, não seria uma idéia melhor.

To pensando inclusive em fazer essa troca :slight_smile:

Criado 22 de dezembro de 2010
Ultima resposta 3 de jan. de 2011
Respostas 3
Participantes 4