Boa noite pessoal, estou desenvolvendo um sistema desktop para um amigo que tem um studio fotografico, tudo estava indo bem ate que me deparei com a seguinte funçao ele quer uma função que cadastre uma pessoa que pode ser um cliente e tambem pode ser um funcionario. Minha duvida é a respeito da interface, tive uma ideia de criar uma tela para cadastrar pessoa fisica e depois outras duas : uma para cliente e outra para funcionario. Nessas tela eu uso campo de busca para pesquisar as pessoas cadastradas e setar os campos do funcionario ou do cliente a partir da escolha de uma pessoa na jcombox, porem essa ideia me deixa bastante desconfortavel, alguém poderia me sugerir alguma outra idéia, não estou pedindo codigo, so algumas ideias nessa questao. Desde ja agradeço sugestões.
Realmente fazer dessa forma também me deixaria desconfortável. Mas que tal vc criar 2 telas separadas, uma para cada tipo de entidade, e ambas chamarem um painel contendo a parte reutilizável e sua lógica?
É uma boa ideia vou ve como fica, valeu pela dica
E se voce fizer uma tabela ‘cliente’ com todos os dados que eles tem em comum e relacionar com uma tabela ‘funcionario’ que contenha os dados específicos.
Aí na tela de cadastro você poe um Boolean “É funcionário” ? Se for ‘true’, além dos campos de cadastro de cliente, serão renderizados os campos específicos da tabela de funcionário, se nao fica somente com so dados de clientes comuns. Que tal?
Eu fiz o seguinte uma tabela pessoa fisica e outras duas cliente e funcionario,porem o cpf é unico na tabela pessoa fisica, se eu cadastro um cliente, tudo bem, mas na hora de cadastrar um funcionario, os dados pessoais (cpf, rg,nome e outros) ja estão no banco, a unica saída que encontrei que foi regular foi a que citei acima.
Realmente a idéia do lleos é muito boa, consegui resolver meu problema com essa ideia, muito obrigado
Boa tarde;
Bom, eu colocaria todos os cadastros na mesma tabela e colocaria uma coluna para definir se é funcionário, cliente ou os dois;
E na tela de cadastro colocaria um campo para escolher o tipo de cadastro (cliente/funcionário/os dois);
[quote=mariogpr]Boa tarde;
Bom, eu colocaria todos os cadastros na mesma tabela e colocaria uma coluna para definir se é funcionário, cliente ou os dois;
E na tela de cadastro colocaria um campo para escolher o tipo de cadastro (cliente/funcionário/os dois);[/quote]
Faço o mesmo… e dá certo
no meu banco eu defino o tipo de entidade que é…