Duvida sobre tratamento de eventos

2 respostas
Enadrov

Boa tarde galera estou começando a mexer com tratamento de eventos e vi que exite varias formas de tratalos como:

meuBotao.addActionListener(new ActionListener{
public void actionPerformed(ActionEvent event){

});

ou criando uma subclasse pra cada evente, por exemplo se voce tiver dois botões voce cria 2 subclasse uma para cada evento ex:

public class Fechar implements ActionListener{
public void actionPerformed(ActionEvent ev){
//seu código
}
public class Limpar implements ActionListener{
public void actionPerformed(ActionEvent ev){
//seu código
}

e também uma outra forma usando subclasse que seria assim

faria assim na classe externar(classe principal)

EventoHandler handler ´= new EventoHandler();
textField1.actionListener(handler);
textField2.actionListener(handler);

ai criariamos essa subclasse e tratariamos esses eventos

private class EventoHandler implements ActionListener{ public void actionPerformed(ActionEvent event){ if(event.getSource() == textField1) //seu codigo else if (event.getSource() ==textField2) //seu codigo }
}

Bom duvia é a seguinte quando devo utilizar cada um desses exemplo, se tem um padrão se é a minha escolha, se depende do meu código?
Estou meio confuso em quando usar o que!

2 Respostas

ViniGodoy

O último caso nunca deveria ser usado. Além de gerar um código espaguetônico, tem perfomance pior.
Aliás, pense na idiotice do último caso:
a) Os componentes disparam eventos de maneira separada, para listeners distintos;
b) Você resolve usar um listener só, forçando-os a juntar o que estava separado;
c) Você usa um if para separar novamente, porque não tem como tratar eventos juntos.

Ou seja, você gera um código porco para tratar um problema que você mesmo criou.