Duvida sobre Tratamento de Objetos Master/Detail(Pedido de Compra)

2 respostas
I

Amigos, com os estudos em java vão surgindo varias duvidas de como devo agir junto a esta linguagem. Bom algumas das duvidas que mais me pego a pensar.
01-) Quando Tenho um conjunto de classes Master/Detail, como por exemplo um pedido de compra, vou ter um JavaBeam ou Value Object para O Pedido(Cabeçalho) com todas suas informações e outro para as informações dos Itens do Pedido, bem minha duvida começa agora, eu devo ter um atributo na classe Pedido que receba a lista de itens do chamado, ou não está lista de pedidos fica independente? E no tratamento na Classe DAO, onde será feito a inclusão do registro no banco de dados, vou ter um DAO para o Item e outro para o Pedido ? E na manunteção deste pedido, o usuario podera estár efetuando alteração no cabeçalho, inclusão de um novo item, exclusão de um outro e ainda assim estar dando manutenção em mais um, como é feito este tratamento orientado a Objeto ? Alguem teria algum exemplo de como ficaria nesta situação, pois vejo muitos exemplos mas nunca um com uma situação desta como de um pedido de venda, ou pedido de compra, ou coisa parecida, apenas cadastros basicos de tarefas e tal. Alguem poderia meu ajudar ?

2 Respostas

ranophoenix

Esse tipo de dúvida é muito comum icefox. Como tudo nesta plataforma, você sempre vai encontrar vários jeitos de se fazer a mesma coisa. Tudo vai depender do quanto você conheça padrões de projeto, para qual ambiente vc está programando (desktop ou web) e de qual framework vc pretende usar (se é que vc pretende usar algum).

Se vc está querendo adotar uma arquitetura MVC e querendo trabalhar com suas classes de persistência orientadas a objetos aconselho vc estudar o hibernate (www.hibernate.org).

pcalcado

Oi,

A minha também: por que você está usando VOs?

Esqueça isso, você (e quase todos) não precisa deles.

Tudo depende da sua modelagem, mas de uma maneira geral isso parece ter sentido.

Existem vários tipos de associações entre objetos, um objeto pdoe estar contido dentro de outro, ser independente ou uma mistura dos dois. Procure sobre relações de Associação, Agregação e Composição.

Tem gente que usa um DAO para todas, tem outros que usam um DAO por classe.

Se você vai rpecisar escrever código específico para cada classe, use um DAO por classe. Se o mesmo código persiste todas as classes, você pode tentar um DAO único se preferir.

Primeiro uma dica: evite o uso de gerúndio, isso é comum em inglês mas em português fica cansativo de ler :wink:

Fazendo isso tudo ao mesmo tempo?

Criado 5 de agosto de 2005
Ultima resposta 5 de ago. de 2005
Respostas 2
Participantes 3