Boa noite colegas !
Bom, considerando um exemplo de interface grafica para manutenção em uma tabela de usuários.
Então tenho uma tela onde o usuário do sistema entra com os dados (CadastroUsuario.java) que possui os botões e textfields ,uma classe DAO que acessa o banco e que faz inserts e updates (UsuarioDAO.java), uma classe que serve como ligação entre a interface grafica e a DAO (UsuarioModel.java) e uma classe que representa um objeto Usuario (Usuario.java) que possui os getters e setters para os atributos de um usuário.
Minhas dúvidas são as seguintes:
-Supondo que por exemplo o atributo Login do objeto Usuario não possa ser branco, onde devo colocar essa validação: no método setLogin do Usuario ou na classe UsuarioModel antes de chamar o método insereUsuario que vai persistir esses dados ?
-Seja na classe Usuario ou na UsuarioModel, como devo sinalisar que o atributo login não pode ficar em branco, lançando uma Exception ou somente dando uma mensagem ?
-Supondo agora que o campo Login, no banco de dados não pode se repetir e sendo ele digitado pelo usuário, onde devo fazer a verificação de que o login digitado já existe, na classe UserModel (onde estariam minhas regras de negócio) ou na classe DAO (que da o insert no banco) ?
-E novamente, como devo avisar que o login esta duplicado, lançando uma exceção ou somente dando uma mensagem ?
Desculpem pelas dúvidas, bobas talvez, mas estou começando…
Desde já meu muito obrigado a todos !
Um abraço.