Dúvida sobre XML + JAVA

Pessoal, Bom Dia ;o)

Preciso constituir uma solução em java para os dois cenários:

1o- Possuo dois arquivos XML, cada um vem de sistemas diferentes (A e B) da mesma categoria (Cat1.A e Cat1.B). Preciso desenvolver um aplicativo que use esse arquivo XML para que os sistema diferentes possam falar entre sí. A ferramenta será um “interlocutor” entra as duas.

2o- Possuo ferramenta X com um arquivo XML. E outra ferramenta Y com seu banco de dados (Z). Preciso desenvolver uma ferramenta em JAVA que seja a interlocutora entre o XML e o banco de dados.

-O detalhe é que para ambos os casos eu precisarei que os dados fluam em ambas as direções, ou seja, que eu posso ler e conteudo do banco de dados, modificado de forma que a outra ferramenta possa interpretar.

-A ferramenta em java será o tradutor que ficará no meio do “Chines” e o “Alemão”, fazendo com que haja a comunicação.

Solicito dos senhores “javaneses” sugestões para melhor solucionar essas duas questões.

Desde já, agradeço.

Atenciosamente,
Paulo Borges.

Você consegue fazer isso de um modo bem simples utilizando “parsers” de XML. Dê uma aqui. Dentre os existentes de atenção ao Xerxes e Xalan.

se vc quiser ler o xml eu utilizei o XStream q inclusive saiu em uma revista de java famosa.