Olá, pessoal,
Peço ajuda pra montar uma query SQL que não estou conseguindo.
Tenho um programa pra analisar dados de uma pesquisa de mercado. Uma parte da pesquisa é sobre qual celular a pessoa possui e qual modelo ela pretende comprar em breve.
Temos as seguintes tabelas (colocarei apenas os campos relevantes):
=================
tabela: celular_fabricante
=================
celular_fabricante_ID: integer; (autoincremento, PK)
celular_fabricante_nome: varchar;
Exemplo de dados: LG, Samsung, Apple
================
tabela : celular_modelo
================
celular_modelo_ID: integer; (autoincremento, PK)
celular_modelo_ID_fabricante: integer (FK - ligado ao PK da tabela "celular_marca")
nome_modelo: varchar;
Exemplo de dados: LG A130, Samsung J700, Iphone 4
O meu problema vem na seguinte situação: os dados de qual aparelho a pessoa tem e qual ela pretende comprar são armazenados na tabela chamada “celular_historico” que tem a seguinte estrutura:
================
tabela : celular_historico
================
ID: integer; (autoincremento, PK)
ID_fabricante_celular_atual : integer; (FK - ligado ao PK da tabela "celular_marca")
ID_modelo_celular_atual : integer; (FK - ligado ao PK da tabela "celular_modelo")
ID_fabricante_celular_desejado: integer; (FK - ligado ao PK da tabela "celular_marca")
ID_modelo_celular_desejado: integer; (FK - ligado ao PK da tabela "celular_modelo")
Ou seja, na tabela “celular_historico” eu encontro registros como o seguinte:
ID_________ ID_NOME_FABRICANTE____________ ID_NOME_MODELO_________ ID_NOME_FABRICANTE _DESEJADO___________ ID_NOME_MODELO_DESEJADO
1__________________ 8____________________________12__________________________ 4__________________________________________9__________________
A minha dúvida é: como consigo trazer as informações acima substituindo os ID pelos respectivos nomes? (exemplo abaixo)
ID_________ NOME_FABRICANTE____________ NOME_MODELO_________ NOME_FABRICANTE _DESEJADO___________ NOME_MODELO_DESEJADO
1_______________LG_________________________LG570____________________APPLE_________________________________Iphone 4_________
Não estou conseguindo trazer com um select com os joins convencionais pois 2 colunas são oriundas da mesma chave de uma tabela (NOME_FABRICANTE e NOME_FABRICANTE_DESEJADO) outras 2 da mesma chave de outra tabela (NOME_MODELO e NOME_MODELO_DESEJADO)
Um abraço e agradeço desde já a força