Duvida SQL

7 respostas
D

essa duvida é mais sql do q java, mas quem sabe o pessoal daqui pode me dar uma luz…

eu tenho uma tabela e nessa tabela possui dois campos float (livre, investido) a duvida eh:
Tem como eu fazer um select e somar esses dois campos num novo, para poder ordenar por esse novo campo?!

algo do tipo:

select nome, (livre + investido) as total from user ORDER BY total DESC

7 Respostas

R

[color=“darkblue”]Aêêêêêêêêê!!!
Chutou bem pra caramba!!! hehehehehe… só faltou o seguinte!

select nome, SUM(livre + investido) as total from user ORDER BY total DESC

Percebeu a sutil diferença?? :wink:

[]'s[/color]

S

Olá,

claro que cada idioma sql tem suas peculiaridades, mas deve funcionar sim.

Apenas modifiquei o argumento para ORDER BY, que deverá ser a mesma expressão da coluna:

select nome, (livre + investido) as total
from user
ORDER BY livre + investido DESC

R

puxa spier, não sei desse código não cara… mas acho q vc referenciando duas colunas em SQL (ou MySQL) vc não consegue ordenar… pelo menos eu nunca tentei tal audácia… heheheheh
Seria algo interessante para se testar!!! :grin:

[]'s

S

quanto à sujestão do riqueneil, quando usamos funções de domínio agregado, como sum(), as colunas que não forem explicitamente tratadas por estas funções (sum, min, max, avg. count) deverão ser agrupadas.

Ficaria assim:

select nome, SUM(livre + investido) as total
from user
GROUP BY nome
ORDER BY livre + investido DESC

A diferença entre as duas sql é que enquanto a de darkseid apresentará todos registros ordenados por total, a de riqueneil apresentará somente um registro por nome, com os somatórios de total por nome!

S

Pô, riqueneil, a gente tá com um problema de synchronização!!!

Olha, alguns sql permitem sim referenciar pelo alias, mas outros não. Realmente é uma questão de testar!

R

[color=“darkblue”]Tudo bem spier, vc falou uma coisa q resume tudo… cada ferramenta tem suas peculiaridades…
Eu mexo muito com MySQL que é muito flexível em muitas coisas e perdi um pouco da prática em SQL normal :cry: !!!
Mas não digo que vc esteja errado, OK??
Apenas não me toquei que estou um tanto qnt dependente do MySQL e isso não é bom… tenho q ser mais flexível!!!

Valeu!!![/color]

D

Galera, valeu a ajuda deu no chá!

brigadao!

Criado 10 de agosto de 2004
Ultima resposta 11 de ago. de 2004
Respostas 7
Participantes 3