Dúvida/sugestão de aplicativo

Hoje inúmeras pessoas possuem aplicativos, contas e serviços na internet, como exemplo posso citar:

  • Meus dois servidores de hospedagem, um para revenda e outro para projetos pessoais;
  • Várias músicas compradas em diversos sites;
  • Minha conta no World of Warcraft;
  • Notas fiscais eletrônicas diversas;
  • Conta no paypal;
  • Conta do adsense, links patrocinados, parceiros uol, etc…;
  • Minha conta no Azure, junto com o serial e link para download do Windows 7 Ultimate e Office 2010 devidamente comprados e muito bem pagos;

Fora o e-mail que acaba sendo um verdadeiro diário da vida pessoal, resumindo, boa parte de nossos ganhos financeiros e esforços não são palpáveis estão na rede. Caso eu não esteja mais neste mundo, não gostaria que tudo isso fosse para um limbo inacessível, acho justo que, como qualquer espólio, este seja devidamente entregue para minha família. Não acho legal a ideia de anotar em uma papel de pão e colocar na gaveta meus acessos, então qual a solução?

Pensei um aplicativo online onde eu possa colocar informações/arquivos que ache importante e em caso da minha falta este envie para minha família o acesso a estas informações, resumindo a ideia:

Uma lista de 5 contatos (amigos confiáveis) e 1 herdeiro, caso eu não acesse o sistema em um determinado tempo, é acionado os contatos, caso 4 contatos confirmassem a minha falta, é enviado para o herdeiro o acesso as informações. Existe algo assim? Vocês acham o serviço útil?

Você pode fazer um backup local das suas informações na rede. Assim se algo lhe acontecer, os familiares tem acesso ao seu computador.

Se deixar essas informações na rede não é seguro, não entendo porque acha que a solução passa por criar um serviço disponível na rede.

Sinceramente não acho útil…

Um email, com uma planilha no google docs compartilhada seria muito mais confiável que um sistema de terceiro menor, e o mesmo tem o drive caso precise de algum artefato, imagem, etc.
Mandar alguma mensagem para alguem de confianca / especial caso a pessoa não acesse por um determinado tempo?

  • Primeiro: nem sempre a ausencia de acesso é a morte ou sumiço de alguém.
  • Segundo: a pessoa vai ter acesso somente pq não acessei a X dias/anos?
  • Terceiro: Se eu morri ou desapareci, essa pessoa que eu escolhi como “herdeira” com certeza vai saber

a eu já achei esse tipo de serviço interessante, mas acho que não existe nada igual na internet pronto, mas claro que fazer o seu não seria difícil.

agora assim, se seu objetivo for criar um testamento, eu acho que você deveria fazer a moda antiga, para evitar alterações ao coisa do gênero, mas nada de impede mandar uma copia para as pessoas

[quote=alcionj]Hoje inúmeras pessoas possuem aplicativos, contas e serviços na internet, como exemplo posso citar:

  • Meus dois servidores de hospedagem, um para revenda e outro para projetos pessoais;
  • Várias músicas compradas em diversos sites;
  • Minha conta no World of Warcraft;
  • Notas fiscais eletrônicas diversas;
  • Conta no paypal;
  • Conta do adsense, links patrocinados, parceiros uol, etc…;
  • Minha conta no Azure, junto com o serial e link para download do Windows 7 Ultimate e Office 2010 devidamente comprados e muito bem pagos;

Fora o e-mail que acaba sendo um verdadeiro diário da vida pessoal, resumindo, boa parte de nossos ganhos financeiros e esforços não são palpáveis estão na rede. Caso eu não esteja mais neste mundo, não gostaria que tudo isso fosse para um limbo inacessível, acho justo que, como qualquer espólio, este seja devidamente entregue para minha família. Não acho legal a ideia de anotar em uma papel de pão e colocar na gaveta meus acessos, então qual a solução?

Pensei um aplicativo online onde eu possa colocar informações/arquivos que ache importante e em caso da minha falta este envie para minha família o acesso a estas informações, resumindo a ideia:

Uma lista de 5 contatos (amigos confiáveis) e 1 herdeiro, caso eu não acesse o sistema em um determinado tempo, é acionado os contatos, caso 4 contatos confirmassem a minha falta, é enviado para o herdeiro o acesso as informações. Existe algo assim? Vocês acham o serviço útil?

[/quote]

cara, o amanhã a Deus pertence … se você tiver a energia, implementa e testa, depois de pronta, divulgue em algum grupo de startups/empreendedorismo, de repente vira alguma coisa …

Não pretendo morrer, longe disso! kkk, mas levantei a idéia pois não acho bacana criar um doc físico como um testamento, principalmente pois não posso mante-lo atualizado constantemente.

Pensei nisso, mas não desejo compartilhar informações de contas e senhas sem a real necessidade de tal.

A questão é justamente esta, como faz um backup da minha conta do World of Warcraft, do Itunes ou da minha conta do Xbox One (como exemplo)?, não tem como fazer backup, isso se resume em uma conta com login e senha e a ideia de um arquivo .txt com a lista de meus acessos em um diretorio compartilhado não me agrada.
Outro exemplo, hoje tenho X reais no paypal disponível, se amanhã eu não estiver aqui, isso se perde completamente.

[quote=alcionj][quote]

agora assim, se seu objetivo for criar um testamento, eu acho que você deveria fazer a moda antiga, para evitar alterações ao coisa do gênero, mas nada de impede mandar uma copia para as pessoas

[/quote]

Não pretendo morrer, longe disso! kkk, mas levantei a idéia pois não acho bacana criar um doc físico como um testamento, principalmente pois não posso mante-lo atualizado constantemente.

Pensei nisso, mas não desejo compartilhar informações de contas e senhas sem a real necessidade de tal.

A questão é justamente esta, como faz um backup da minha conta do World of Warcraft, do Itunes ou da minha conta do Xbox One (como exemplo)?, não tem como fazer backup, isso se resume em uma conta com login e senha e a ideia de um arquivo .txt com a lista de meus acessos em um diretorio compartilhado não me agrada.
Outro exemplo, hoje tenho X reais no paypal disponível, se amanhã eu não estiver aqui, isso se perde completamente.

[/quote]
Mas tem um detalhe importante aí alcionj, dos serviços que você citou, de fato, se o dono bater as botas, o serviço é cancelado de fato. A maioria dos contratos deixa bem claro que as licenças são pessoais e intransferíveis, ou sejam, você não pode deixar uma conta de WoW como herança, ou mesmo uma conta de PayPal.

Isso não tinha levado em consideração, é uma pena pois no caso do PayPal é dinheiro físico que estamos falando.

[quote= alcionj]A questão é justamente esta, como faz um backup da minha conta do World of Warcraft, do Itunes ou da minha conta do Xbox One (como exemplo)?, não tem como fazer backup, isso se resume em uma conta com login e senha e a ideia de um arquivo .txt com a lista de meus acessos em um diretorio compartilhado não me agrada.
Outro exemplo, hoje tenho X reais no paypal disponível, se amanhã eu não estiver aqui, isso se perde completamente.[/quote]

Não é backup do login, estou falando de backup do conteúdo. Se você não tem acesso ao conteúdo pra fazer o backup, então você não possui algo, embora possa ter uma licença de uso.

Seria legal se alguém tivesse acesso as fotos, musicas, livros, programas, etc. guardados no meu computador.

[quote=alcionj][quote]

Mas tem um detalhe importante aí alcionj, dos serviços que você citou, de fato, se o dono bater as botas, o serviço é cancelado de fato. A maioria dos contratos deixa bem claro que as licenças são pessoais e intransferíveis, ou sejam, você não pode deixar uma conta de WoW como herança, ou mesmo uma conta de PayPal.

[/quote]

Isso não tinha levado em consideração, é uma pena pois no caso do PayPal é dinheiro físico que estamos falando.[/quote]

Dinheiro que está sujeito aos termos de uso do PayPal, e não seu.

Se eles acharem que você está violando os termos do site podem confiscar seu saldo e congelar sua conta, deixando-o sem muito o que fazer (não estou dizendo que é comum, ou que vai acontecer com você, apenas dizendo que acontece). Isso não aconteceria com dinheiro que você possui, a não ser sob uso de violência ou por meio de fraude.

Em outras palavras, você não possui seu dinheiro no PayPal.