Schoker:
Galera…se uma classe for bem grande pode deixar o programa mais lento? e se deixar a partir de quantas linhas mais ou menos q o programa fika lento?
e se a resposta de cima for sim gostaria de saber outra coisa rsrs…
É melhor eu ter uma classe com 2000 linhas(por exemplo) ou eu ter 4 classes com 500 linhas cada?
Desde já agradeço!
Não existe uma resposta simples assim pra essa pergunta… o que você deve responder é se a classe é usada muitas vezes. Óbvio que, quanto mais instâncias no sistema, mais pesado ele vai ficar. Mas uma classe Singleton, por exemplo (lembrando que singleton é um anti-pattern), teoricamente, não deve sobrecarregar muito um sistema.
Dito isso, lembre-se de dois princípios BÁSICOS de programação orientada a objetos : baixo acoplamento e alta coesão. Uma classe com tantas linhas me dá 99% de certeza de que esses princípios não foram seguidos (não só pela performance do sistema, como pela manutenção deste também). Assim, é melhor, sim, ter 4 classes com 500 linhas cada (sempre, sempre, sempre tendo em mente os dois princípios que citei). Tente separar o máximo possível as responsabilidades em cada classe, e deixá-las mais independentes uma da outra. Isso vai fazer menos instâncias serem utilizadas , e facilitar o serviço do Garbage Collector, também.
Ah, nota rápida: uma classe com um número muito grande de linhas corre o risco de não ser compilada.
[]´s