Pessoal estou com uma dúvida, fis uma telinha aqui pra testa e essa telinha se conecta com um banco de dados aqui no meu pc tudo funcionando corretamente, criei um arquivinho.jar que é o execultavel dessa tela, eu queria levar essa tela em um pc de um amigo meu para testarmos mas ai vem a dúvida!.. se eu levar so o arquivo.jar vai falta o banco de dados certo? como funciona pra mim leva os dados do banco daqui para uma otra maquina!! no caso levando os arquivos que ja estao cadastrados na minha maquina, e tambem como levo os arquivos da minha maquina para a maquina de meu zerando meu registro e comecando um novo na maquina dele! se nao conseguirem entender direito meu modo de expresão grita ae que eu tento explicar melhor abração, obrigado.
[Duvida teórica sobre mysql]
9 Respostas
O jeito mais facil e rapido eh fazer um dump do seu banco e levar o arquivo pra casa do seu amigo:
mysqldump -u root -p nome_do_banco > arquivo.txt
Isso vai chegar um arquivo txt com todos as definicoes do seu banco, assim como os inserts pra tudo o que ja estiver no seu banco de dados.
Pra restaurar isso em outra maquina:
mysqladmin -u root -p create nome_do_banco
mysqldump -u root -p nome_do_banco < arquivo.txt
Ai eh so dar as devidas permissoes de acesso e pronto.
Mais informacoes aqui:
http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/mysqldump.html
//Daniel
dei uma olhada nesse mysqldump no caso ele faz um backup ai eu levaria a otra maquina e faria o restore la correto? mas so nao entendi uma coisa esse mysqldump digito os comando em minha linha de comando sql ou eh um programinha que devo fazer download?
pq eu achei isso aqui para download
mySqlDump Database Backup description
mySqlDump Database Backup is a PHP script that allows you to backup your MySQL databases.
PHP script é isso mesmo achei no site da softpedia!
o mysqldump faz parte do mysql. Se vc for na linha de comando provalvemente vai encontrar. Se nao encontrar eh porque nao esta no path do usuario que vc esta usando. E sim, vc faz o backup na sua maquina e restaura na outra.
Mas de qualquer forma, vc nao precisa instalar o mysqldump se vc tem o mysql instalado.
//Daniel
Olá amigos!
Costumo utilizar o Mysql em muitas de minhas aplicações. Utilizo o backup e restore pelo “MySql administrator” mesmo. É simples e eficiente.
Agora…
Pelo que entendi, nosso amigo fez um sistema bem simples (chamado por ele de telinha), neste caso ele poderia pensar em um banco mais “simples” como o HSQLDB (também utilizo em aplicações slim).
Para sistemas mais simples o hsqldb funciona bem, neste caso é só dar um CTRL+C e CTRL+V na pasta dos dados e levar para seu amigo. Neste último caso dispensaria ele de ter que instalar o mysql na máquina do colega! Certo?!
Qualquer dúvida posta aí novamente!
Abraço
Marco A.
fanama esse hsqldb a linha de comando dele é a SQL? e ele tem um editor visual ex: mysql Front do mysql, e a respeito do MySql administrator bem lembrado ja usei ele uma vez ele é bem facil de usar! mas teria q ter ele instalado na maquina do meu amigo tambem né?? obrigado
consegui gerar meu backup.sql salvei meu arquivo e agora na otra maquina aonde coloco esse arquivo backup.sql ? em qual pasta? devo instalar o mysql la tambem?
sim, na outra maquina tem que ter o mysql instalado.
eh so fazer o contrario
- cria o banco : mysqladmin ou entao o mysql tool que tem a interface bonitinha e mais facil de usar.
2 . mysqldump -u root -p nome_do_banco < backup.sql - tem que adicionar as permissoes de acesso, da pra usar o mysql tools, mas eu gosto de fazer na mao:
mysql -u root -p nome_do_banco
mysql> grant all privileges on nome_do_banco.* to user@’%’ identified by ‘password’;
Olá!
Com relação ao Mysql:
Como nosso amigo disse, é necessário instalar o mysql na outra estação para recuperar o backup. Costumo utilizar o proprio Administrator ou Query Browser do Mysql a que utilizar softwares de terceiros.
Quanto ao HSQLDB:
Trata-se de um banco de dados SQL, tem uma interface gráfica também, apesar de não se comparar com o Mysql.
É fácil de usar pois você adiciona o JAR do HSQLDB em seu projeto e depois é só copiar a pasta e colar junto com sua aplicação na outra estação. Funciona muito bem para aplicações pequenas, além de ser prático e fácil de usar.
Se quiser mais informações, me adiciona aí(messenger): [email removido]
Abraço
Marco A.