Dúvida, último ano de faculdade

7 respostas
Dinox

Boa tarde galera, antes de mais nada me apresentar pois sou novo no forum,

nome Rodrigo, idade 20 anos.

Bom já frequento o forum a algumas semanas, mas como visitante mesmo apenas lendo os tópicos, e vendo que bastante usuários aqui
já vem com uma boa carga de experiência na área, resolvi então criar este tópico pois tenho muitas dúvidas e talvez mais alguém tenha as mesmas dúvidas que eu.

Estou agora no último ano do meu curso Análise e Desenv. de Sistemas, atualmente trabalho em uma empresa de porte médio na área de T.I, dando suporte a algumas máquinas que dão problema, e dando um auxilio a alguns problemas que surgem no sistema que usamos (nada de código fonte, apenas uns selects no banco de dados coisa bem simples).

A primeira dúvida é a seguinte, no momento eu exerço esta atividade remunerada, e nem cogito a possibilidade de sair daqui para fazer um estágio na área para ganhar menos de salário mínimo, pois já tenho alguns compromissos e ajudo em casa no custo também, sendo assim quando eu terminar a faculdade no fim deste ano, e sair para procurar meu primeiro emprego na área vou ser muito prejudicado pelo fato de não ter experiência alguma ?

Comecei trabalhar em um projeto pessoal e pretendo implementa-lo profissionalmente ainda este ano, isso poderia talvez ser usado por min como prova de que tenho alguma experiência ? mais como ajuda mesmo na hora de arruma o primeiro emprego.

Certificação java, este ano pretendo também tirar minha certificação java, pelo que andei lendo aqui no forum mesmo, não é uma coisa que agregue muito valor ao currículo, seria interessante eu pensar nisso agora ou talvez ainda seja muito cedo ?

E a última dúvida, Sou do interior de São Paulo, faz parte dos meus planos sumir daqui assim que me formar, queria saber qual a chance deu virar andarilho se eu enfiar a cara e ir pra São Paulo sem conhecer ninguém, tipo aqueles cara do nordeste que vai pra sampa.

Bom galera é isso, espero que não me levem a mal usuário acabou de se registrar ja vem fazendo um monte de perguntas e tals,

agradecido.

7 Respostas

romarcio

Eu acho que sem experiencia é complicado conseguir o 1° emprego, por isso o estágio é importante.
Mas quando se formar, você poderia tentar passar um tempo na área de desenvolvimento do seu emprego atual.
Também há a possibilidade de tentar um vaga de Treinee quando se formar.

drsmachado

Benvindo ao guj.
1 - Projeto pessoal: A não ser que o projeto tenha muito bem definidos padrões de projeto e de desenvolvimento, não conta muito.
Apenas se ele estiver muito bem documentado, muito bem escrito e, utilizar muitas tecnologias “meninas dos olhos” ele pode ser relevante.
2 - Certificação não agrega muito, mas quem tem, tem vantagem sobre quem não tem. No mínimo demonstra dedicação e vontade.
3 - Sem conhecer ninguém? Sem dinheiro? Cara, é muito fácil você virar estatística e acabar marginalizado. Sugiro enviar CVs para trainee ou mesmo junior e encarar aí salários de 1K, 1,2, 1,5K. Paga as contas, aluguel, baladinha e visita aos pais de tempos em tempos.

Além disso, seria interessante considerar o seguinte, caso teu projeto seja bom, por que não investir no mesmo? Por que não pensar em outras cidades (Curitiba e Londrina são bons mercados, para quem começa e tem vontade). Por que não, ao invés de certificação, estudar algum framework?

jonathan_Coelho

Men, não vá pra São Paulo nem com emprego arrumado pra ganhar menos de 3 mil por mês se for ter que se virar sozinho.
Não sei como é o mercado na sua cidade mas geralmente um estagiário de desenvolvimento ganha mais do que um salário minimo… então minha sugestão é você arrumar um estágio aí mesmo…não se acomode com suporte técnico não…se você quer programar precisa começar a estagiar o quanto antes.

E

Tirar uma certificação irá te ajudar MUITO a conseguir um estágio/emprego na área.

Digamos que para conseguir o 1º emprego na área é dificil mesmo com certificação, mais será bem pior sem ela.

Dinox

Pessoal, obrigado pelas respostas :slight_smile: as coisas ja começam a clarear melhor em minha cabeça.

vlw.

ivo_costa

Dificilmente tu vai conseguir emprego como desenvolvedor sem experiência.
Como ainda estás na faculdade a minha dica seria:
Pense um pouco sobre o seu futuro e não apenas o presente. Será que não vale a pena eu ganhar menos em um estágio para tentar garantir a minha carreira como desenvolvedor?

Talvez vc terá que se privar de algumas coisas agora se ganhar menos (balada, carro, passeio), mas no futuro vc será recompensado.
Uma coisa é certa: as chances de conseguir um emprego como dev são bem maiores após um estágio de dev do que após um experiência com suporte e o salário/demanda de dev é maior que o de suporte.

drsmachado

Bom, sei que eu sou um “case de sucesso” se é que isso existe em nossa área.
Eu nunca estagiei com desenvolvimento. Sempre fui da área de IT (Infra) e, numa dessas ousadias da vida, fui contratado para um projeto de 30 dias. Fiquei 1 ano e meio na empresa, após 8 meses, passei para a fábrica de software.
Saí de lá em agosto, não me arrependo, hoje ganho o dobro do que ganhava lá, apenas no meu emprego formal (tenho mais um, onde sou instrutor java e, estou iniciando um projeto pessoal para uma futura consultoria).
Fácil? Não foi. Foram mais de 6 anos e meio sendo suporte técnico, ouvir reclamação, clientes e tudo mais.
O que posso dizer é que perseverança e conhecimento (estudo) é fundamental.

Criado 30 de janeiro de 2012
Ultima resposta 31 de jan. de 2012
Respostas 7
Participantes 6