Dúvida UML - Encapsulamento

7 respostas
KaosBr

Bom dia,

No dia estou, criando as classes que serão usadas, no sisstema que vou desenvolver. Nele, há um encapsulemento com o nome de: Implementação, os outros trez sei para que funciona e como aproveita-los. Qual é a sua finalidade?

[]s

7 Respostas

D

Ham?!?!

DanielGimenes

KaosBr,

Pelo que eu lembro, essa “Implementação” (um traço com um circulo não preenchido na ponta) é usado em diagramas de componentes para indicar interfaces de comunicação entre os mesmos (subsistemas, módulos, páginas, etc).

Vc usa da seguinte forma: o componente que provê a interface vc liga como uma reta tracejada com uma seta simples até o circulo, ou então com uma reta cheia com um semicirculo na ponta, e a depois vc desenha o círculo e liga com uma reta cheia até a classe que implementa a interface para a comunicação.

Como exemplo bem fácil para entender essa associação, cito a conexão JDBC com um banco de dados. Vc pode identificar o banco como um componente do tipo <> que implementa uma interface chamada JDBC, e depois um módulo do seu sistema que provê a interface, ou seja, utiliza a implementação, e associá-los.

Se eu não me engano, essa notação também pode ser usada em diagramas de classes e objetos. Pesquise sobre isso caso tenha interesse.

[[]]'s

KaosBr

Bom dia,

Daniel, pelo que entendi, o que vc me explicou é referente a “função” de conexão: classe-a-classe. Entendi certo?

Todo caso, esse valor “Implementação”, é exibido juntamente com outras opções: “Privado”, “Publico” e “Protegido”. E pode ser usado na classe, em todos os metodos e atributos, individualmente.

Obrigado

[]s

DanielGimenes

KaosBr,

Então não entendi do que vc está falando.

Primeiramente, vc está falando do programa Dia, (http://projects.gnome.org/dia/) do projeto GNOME, certo?

Segundo: me explique onde está essa “implementação” (que tela, etc), que diagrama vc está querendo fazer, etc.

[[]]'s

KaosBr

Daniel,

Sim, o programa que estou usando para trabalhar o diagrama é o Dia, versão para Windows.

Esta tela é exibida quando clico duas vezes, sobre o diagrama, que representa a classe. As abas, que contém essas opções, são: “Atributos” e “Operações”;

• Na aba, “Atributo”, é exibido logo abaixo da caixa de texto: “Comentário”.
  • Na aba, “Operações”, é exibido abaixo do campo onde digitamos “Esteriótipo”.

Nota: E permanecem desabilitados, até que um novo atributo ou operação, seja: adicionado ou selecionado.

Obrigado pela ajuda até o momento :slight_smile:

[]s

DanielGimenes

Puxa vida…

nada a ver com o que eu te expliquei. :]
estou pesquisando no mailing list do projeto para ver se acho alguma coisa, pq eu tbm não sei.
pesquisei se eles tem IRC, mas não encontrei. Ao menos #Dia no Freenode não existe.

vamos ver… se eu descobrir eu posto aqui.

[[]]'s

KaosBr

Boa noite, Daniel.

Obrigado.

[]s

Criado 10 de junho de 2010
Ultima resposta 10 de jun. de 2010
Respostas 7
Participantes 3