Dúvida usando sincronismo em Thread

5 respostas
A

Pessoal, boa tarde.
Estou estudando para tentar a certificação SCJP.
Estava estudando sincronismo, quando me deparei com um exemplo.
O que eu gostaria de entender nesse exemplo, é o porquê de imprimir repetidamente "main".
Ele chama a thread principal que é o main?

public class Duv implements Runnable {
	public void run(){
		synchronized(this){
			for(int z=0;z<2;z++)
				System.out.println(Thread.currentThread().getName());
			notify();
		}
	}
	public static void main(String []args){
		Duv d = new Duv();
		Thread t = new Thread(d);

t.start();
		synchronized(t){
			try{
				t.wait();
				for(int j=0;j<3;j++){
					System.out.println(Thread.currentThread().getName());
				}
			}catch(Exception e){}
		}
	}

}

Aguardo respostas

5 Respostas

E

Bom, na minha máquina o seu exemplo gerou a seguinte saída:

Thread-0
Thread-0
main
main
main

O nome da thread principal do seu programa é “main” e o nome da thread que seu programa iniciou é “Thread-0”.
É a saída esperada desse programa, já que você
a) Iniciou a thread t (cujo nome é “thread-0”)
b) Esperou (com t.wait) que a thread t notificasse a thread principal com t.notify. Note que a thread t deve imprimir 2 vezes o nome dela (Thread-0) antes de chamar notify
c) E na thread principal, depois de esperar a thread t lhe notificar, mandou imprimir 3 vezes o nome da thread principal (cujo nome é main).

Você não está fazendo aquele erro noob de economizar em chaves não, hein? Se você veio do Python, sabe que chaves não existem, mas a tabulação é importante. Em Java, você tem de usar as chaves de qualquer maneira, ou então tomar muito cuidado com o que está fazendo.
Estou imaginando que você estava esperando outra coisa.
Com if e for, mesmo que seja só um comando, sempre ponha chaves. Isso evita erros noobs.

E