Duvida uso ManagedBeans e JavaBean em projeto

2 respostas
danieldomingues86

Ola pessoal,

Estou comecando a estudar JSF e me surgiu uma duvida.
Eu ja entendi bem o ciclo de vida do JSF, entendi o uso de managedBeans,regras de navegacao, faces-config.xml, … enfim o principal para se trabalhar com JSF.

O que eu nao entendi direito eh a diferenca do uso correto dos managedbeans e os javabeans (que ficam na camada model) em uma mesma aplicacao.

Por exemplo, sei que managed beans sao usados para lidar com dados da camada view , e os javabeans cuidam da parte de regra do negocio, mas ainda estou com duvidas entre
o uso dos dois na mesma aplicacao. Eu preciso usar os dois? Se eu usar so o managed bean ele nao pode servir como se fosse o javabean mesmo?
E hibernate, eu posso fazer anotacoes no managedbean como se fosse um javabean da regra de negocio?

Nao sei se fui muito claro com a duvida, qualquer coisa tento explicar denovo,
Quem puder ajudar eu agradeco.

Flw.

2 Respostas

Regis_A_Rocha

vc pode sim colocar no managerBean, mais vc nao estaria fazendo um MVC…

acho legal seguir o padrao do MVC pois com o aumento da complexidade das aplicações desenvolvidas torna-se fundamental a separação entre os dados (Model) e o layout (View). Desta forma, alterações feitas no layout não afetam a manipulação de dados, e estes poderão ser reorganizados sem alterar o layout.

kikostyle

Veja, são coisas diferentes. O MB manipula componentes da sua pagina e executa seus metodos da camada de negócio. Os Java beans que você usa com o hibernate representam o modelo do seu domínio e são mapeados com o hibernate para o modelo relacional do banco.
Se por acaso você usar os dois como se fossem a mesma coisa a sua aplicação vai ficar exagadamente acoplada ao JSF.

Agora uma dica…

Use atributos nos seus MB que representam o seu domínio ex:

public Class MeuMB{

private Pessoa pessoa;

//getter n setters
}

e acesse na sua página assim:

#{meuMB.pessoa.nome}

Criado 27 de setembro de 2009
Ultima resposta 28 de set. de 2009
Respostas 2
Participantes 3