[Dúvida] Utilizando Herança

2 respostas
P

Bom dia a todos.

Minha dúvida é o seguinte.

Eu tenho a seguinte hierarquia

||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||Forma||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
||||||||||||||FormaBidimensional||||||||||||||||||||||||||FormaTridimensional|||||||||||||
Circulo||||||||Quadrado||||||||Triângulo||||||||Esfera|||||||||Cubo|||||||||||Tetraedro||

Tenho que utilizar herança para implementar essa hierarqui.
Porém como aprendi, na superclasse Forma, devo colocar somente o que for
genérico em todas as outras classes.
Seguindo a sequencia, na classe FormaBidimensional, eu devo colocar somente o que for
genérico para as classes abaixo.

O exercício é basicamente calcular a área das classes “filhas” e mostrar na tela, processando polimorficamente em um vetor.
Porém , minha dúvida é somente essa:

A classe Forma, FormaBidimensional e FormaTridimensional ficarão vazias?
Pois não achei nada que seja comum em tudo ai.
Só queria mesmo que confirmassem meu raciocínio, pois a implementação
e o polimorfismo eu já sei utilizar. Só estou com dúvida nesse conceito de herança.

Aguardo Respostas.
Grato
Pablo

2 Respostas

JonaTHANNM

toda forma não tem uma área por exemplo?
então uma variável área pode ser adicionada na classe forma…
depois vá dividindo as variáveis possíveis começando pelas classes de cima…

daveiga

É como o @JonaTHANNM falou, para que FormaBidimencional e FormaTridimencional serem Forma elas tem que ter alguma coisa em comum! É isso que você vai colocar na classe Forma.

Toda forma bidimencional tem uma área, por exemplo, e perímetro, mas cada uma é calculada de uma maneira diferente. Talvez seja o caso de ter calcularArea() e calcularPerimeto() abstratos… ou criar esses atributos.

Forma Tridimensional tem Volume, e por ai vai…

Nesses exemplos educativos muitas vezes caímos em problemas assim, esses problemas não fazem muuito sentido e é difícil modelar.
Na vida real a questão é entender se uma subclasse ‘É’ uma superclasse, e não ficar usando herança pra construir diagramas bonitos!

Criado 3 de junho de 2011
Ultima resposta 3 de jun. de 2011
Respostas 2
Participantes 3