Olá, eu construir um arquivo .properties com propriedades de manipulação do meu banco de dados mysql.
Tipo:
driver=com.mysql.jdbc.Driver
url=jdbc:mysql://localhost/test
.... e assim por diante
Só que para facilitar mais as coisas e retirar códigos SQL do meu DAO, resolvir criar uma classe separadamente para interagir com o arquivo properties. Minha dúvida é saber se estou fazendo a coisa correta ou não é necessário utilizar uma classe para manipular as propriedades do .properties.
é uma boa idéia vc criar um arquivo para o banco de dados, assim você poder configurar vários bancos e dependendo da necessidade usar um ou outro, mas quanto ao SQL talvez não seja necessário.
acredito que para facilitar mais ainda as coisas seja usar um framework que gerencia tudo isso pra vc, como o hibernate por exemplo, segue abaixo três tutorias sobre ele publicados aqui no GUJ:
[quote=joe_cqr]é uma boa idéia vc criar um arquivo para o banco de dados, assim você poder configurar vários bancos e dependendo da necessidade usar um ou outro, mas quanto ao SQL talvez não seja necessário.
acredito que para facilitar mais ainda as coisas seja usar um framework que gerencia tudo isso pra vc, como o hibernate por exemplo, segue abaixo três tutorias sobre ele publicados aqui no GUJ:
Beleza cara… mas eu sou masoquista mesmo. Como eu estou em fase de aprendizado eu preciso fazer isso na mão. Eu acho mais fácil. MAs eu gostaria de saber se é uma boa prática de programação que eu estou fazendo?
Concordo com o xwillianss nq diz respeito a reinventar a roda pois isso é um dos fatores que torna o java tao atraente mas já que voce quer camelar use a classe Properties do java pra tratar seu arquivo que acho que fica td certo…