Dúvida Web Service

Boa tarde Srs.;
Bem estou refazendo um projeto e ele está usando JEE1.3. O meu trabalho é criar um Web Service usando SOA como protocolo de transporte e como estou refazendo e melhorando um trabalho antigo veio a duvida.

O metodo do WEB Service atual é :

public String enviarProposta(String XML); retorna uma string XML.

Minha dúvida:

Eu poderia fazer assim? public Proposta enviarProposta(Proposta proposta); e deixar o encode e decode do XML com seus respectivos processadores no servidor?
Uso Websphere.

Gostaria de opiniões do beneficio que o antigo código possibilita passando e recebendo o XML em formato STRING. Ou se estou falando abobrinha.

Obrigado pessoal.

Wanderson 8)

[quote=wandersonxs]Bem estou refazendo um projeto e ele está usando JEE1.3. O meu trabalho é criar um Web Service usando SOA como protocolo de transporte e como estou refazendo e melhorando um trabalho antigo veio a duvida.
[/quote]

SOAP você quis dizer, certo?
E de qualquer forma, considere(e muito) a possibilidade de utilizar REST, vai facilitar muito tua vida e te poupar de dores de cabeça.

O teu objeto Proposta teria de ser convertido em um ‘complex-type’ no seu WSDL, só isso já lhe causaria problemas dependendo da estrutura interna do seu objeto Proposta.
E outro problema é o teu cliente não conseguir mapear esse ‘complex-type’ para a plataforma que estiver utilizando.

Rafael

Estou estudando WebServices; utilizando SOAP eu implementei um serviço e está funcionando corretamente. Agora eu preciso alterar este meu modelo para que utilize um certificado / assinatura.

  1. Bom, o que eu preciso é que meu serviço seja acessado somente por pessoas que eu disponibilize um certificado. Posso fazer isto com REST?
  2. Vocês que já possuem maiores esperiências, teriam um exemplo para me disponibilizar caso isto seja possível?
  3. Alguém poderia me explicar melhor como funciona este esquema de segurança (WS Security), eu já li bastante a respeito, porém eu estou me perdendo no fato de como fazer as confiurações do serviço com o certificado? Ainda não consegui entender como configurar tudo isto.

Quem puder me ajudar ficarei grato.

Obrigado.