Dúvida

Fala galera,

estou estudando para a prova scjp, e estou fazendo o simulado do whizlabs, fiquei com duvida nessa questão. Alguém pode me explicar?

public class Test {

public static void main(String[] args) {

Base b = new Subclass();
		System.out.println(b.x);
		System.out.println(b.method());

}

}

public class Base {

int x = 2;
	int method()
	{
		return x;
	}

}

public class Subclass extends Base {

int x = 3;
	int method(){
		return x;
	}

}

[]´s
Gabriel

[color=red]Mensagem do moderador: Ao postar codigos utilize as tags [ code ]. [/color]

qual é a pergunta da questão?

acredito que seja o que o código imprime.

Pq vc não tenta rodar esse programa?

Oi, seja bem-vindo ao forum.
Reserve um tempo para ler esse artigo, sobre como postar código e usar recursos do fórum de maneira correta:
http://www.guj.com.br/posts/list/50115.java

A resposta é 2 e 3.
Com atributos, assim como com métodos static, o Java não faz sobrecarga nem sobrescrita, mas sim sobreposição. O que acontece é que ambos os atributos existem, cada um no seu escopo.

A classe de baixo verá apenas o seu x, enquanto a de cima verá seu x.

Quando você manda imprimir b.x, você está mostrando o x de Base, conforme indica a referência com a qual o Java encara o objeto:
Base b = new SubClass();

O x, que estava escondido, passa a ser revelado.

Entretanto, quando você evoca method(), quem processará o corpo do método é a subclasse. Isso devido a sobrecarga do método. A subclasse, retorna então o valor de seu próprio x, indicando o valor 3.

a resposta eh 2 3 eu fiz essa questao no whilabs lembre-se que variaveis nao sao herdadas apenas os metodos… qualquer duvida consulte o capitulo 2 ou eh o 5 da kathy ela fala sobre essas pegadinhas :smiley:

camilolopes, acho que vc esta confundindo as coisas…
É claro que as variaveis são herdadas.