Duvida

Depois de tanto bater cabeça conseguir executar o meu primeiro programa mas me pareceu outra duvida.
Pra eu conseguir executar esse programa tive q salvar o arquivo HelloWorldConsole no meu segundo HD no caso E: e depois quando foi compilar mudei o diretorio do MS-DOS de C: para E: !!! So assim pra eu conseguir!

Mas ai eh q esta duvida! Quando eu li os tutoriais eles diziam pra eu salvar o arquivo HelloWorldConsole em qualquer diretorio. Isso quer dizer q tanto faz salvar no C: ou no E: eh isso?? Se for isso pq eu naum conseguir rodar no C: ???

Cara, pelo que eu entendi você gerou sua classe no E: e tentou rodar no C:
é isso?
ou você gerou no E: e fez o comando para compilar (javac) no C:?
ou você gerou no E: e tentou rodar a classe no C:???

Eu tentei compilar o programa no C: e não conseguir! Ai resolvir fazer um teste. Resolvir salvar o programa no E: ou seja, resolvir fazer todos os procedimentos no E: ex: E:>javac HelloWorldConsole.java ai sim eu conseguir criar gerar o arquivo .class e conseguir executar o meu primeiro programa Java.
Mas a minha duvida eh se eu posso fazer esses mesmos procedimentos no C: ??

P.S: O meu sistema operacional é o XP.

Teu sistema operacional fumou um bytecode do capeta }-)

Como não! Eu fiz a instalação toda igual ao tutorial do GUJ “Como instalar o JDK 5.0 no XP”

hahuahuahuahuahuahua :lol: :lol: :lol:

qual era o erro que vc obtinha ao tentar compilar o arquivo no c:?

error: cannot read: HelloWorldConsole.java
1 error

Você está tentando compilar o arquivo HelloWorldConsole.java em outro diretório qualquer, por isso o compilador não “encontra” o arquivo. Você deve passar para o compilador o caminho correto do arquivo.

Por exemplo:
:arrow: Salve o arquivo HelloWorldConsole.java em C:\HelloWorldConsole.java
:arrow: Abra o Prompt de comando;
:arrow: Digite cd C:\ ou simplesmente cd
:arrow: Pra ter certeza que o arquivo está neste diretório (raiz no caso), digite: dir HelloWorldConsole.java
:arrow: Depois javac HelloWorldConsole.java
:arrow: Depois java HelloWorldConsole

Deve mostrar algo assim:

[code]C:\Documents and Settings\MATHEUS>cd \

C:>dir HelloWorldConsole.java
O volume na unidade C não tem nome.
O número de série do volume é 34C7-A3F0

Pasta de C:\

30/03/2006 12:03 118 HelloWorldConsole.java
1 arquivo(s) 118 bytes
0 pasta(s) 7.336.505.344 bytes disponíveis

C:>javac HelloWorldConsole.java

C:>java HelloWorldConsole
Hello World![/code]

Finalmente uma pessoa pra consiguir me explicar!!!
Matheus muito obrigado pela ajuda q me deu!! agora sim eu posso da continuidade ao Java rsrs

Agora entendir q toda vez q for compilar o arquivo tenho q digitar cd C:\ ou simplesmente cd \ !!!

Valeu pela força!!!

perceba, entao, que seu problema nada tinha a ver com java, mas sim com o command prompt…

em todo caso, o comando ‘cd’ troca o diretorio atual para o especificado…
\ representa o diretorio raiz do drive atual
vc nao deve usar cd \ sempre, mas sim trocar para o diretorio em que o arquivo esta salvo…
em tempo: use o comando ‘dir’ para saber quais arquivos se encontram no diretorio corrente…

Talvez seu CLASSPATH não esteja configurado corretamente.